Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar? - Daniel Alves Pena

Guia do Pregador - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » » Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar?

Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar?

Postado por instrutordanielpena em terça-feira, 20 de março de 2012 | 21:07


Para apimentar este artigo começaremos com o que Elohim (Deus) disse a Moisés em Êxodo 32:31-33
"Tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim."

Teria Elohim um livro onde ele apaga e escreve os nomes das pessoas ou seria uma forma de expressão Divina para que Moises entendesse segundo a sua cultura?
Será que nós dias de hoje o Eterno Deletaria o nome de alguns do livro da vida ou adicionaria alguém?

Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim (Entendendo melhor)

Os nomes de alguns dos homens que viriam a nascer não foram escritos, por Deus, no livro da vida, e os dos outros homens o foram. Isto é fato explícito e indiscutível em Apocalipse 17:8
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Mas quem são estes que tiveram seus nomes escritos, desde a fundação do mundo:
A. Seriam os que seriam efetivamente salvos? Não, porque alguns nomes poderiam ser apagados Exo 32:32-33; Apo 22:19.

B. Seriam os que seriam irresistivelmente chamados? Não, porque alguns nomes poderiam ser apagados Exo 32:32-33; Apo 22:19.

C. Seriam os que seriam (resistível e irresistivelmente) chamados? Penso que sim, porque alguns nomes poderiam ser apagados Exo 32:32-33; Apo 22:19.
Assim, os que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo, nunca seriam chamados, nunca serão salvos. Isto é fato explícito e indiscutível Apo 22,15.

Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar?

Esses dias assisti a um vídeo onde o Rosh Kehilat (líder congregacional) Marcos Andrade Abraão afirmava que podemos perder a salvação -  "SALVAÇÃO: PODE SER PERDIDA OU NÃO? PARTE 2 " http://www.youtube.com/watch?v=sSwJ0UajDlU.

Quero antes de começar minha narrativa deixar claro que admiro o Rosh Kehilat (líder congregacional) Marcos Andrade Abraão e assisto muitos de seus vídeos, é um o homem usado pelo Eterno e integro, apenas quero deixar em algumas linhas minha forma de analisar segunda exame das escrituras sagradas.

Teshuvá  X seu nome é escrito no livro da vida.

O que é a Teshuvá citada no vídeo supracitado.

      A Teshuvá (retorno) pode ser expressa no desejo de abrir o coração e acender a chama completa e irrevogavelmente na vida do judeu moderno.
A palavra Teshuvá é erroneamente traduzida como "arrependimento". No entanto, seu sentido verdadeiro e literal é voltar à fonte e origem, ao seu próprio interior, revelando-o de maneira tal que este se torna o dono de sua vida. Assim, o retorno se aplica a todos, até aos justos. Isto significa que o tsadic (justo) está também constantemente procurando voltar para seu interior, a fim de revelá-lo. A Teshuvá é igualmente pertinente ao pecador, porque não importa o quão baixo tenha caído, sempre poderá recorrer à teshuvá; não precisará criar nada de novo, mas, simplesmente, voltar para dentro de si mesmo - muito mais fácil de ser conseguido.

Comparando com alguns textos

      Como poderíamos adequar o texto contido em Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” – Isso significa que somos dependentes de Elohim (Deus) para a salvação.

     Ou o texto, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6”

     Ou ainda,Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Tessalonicenses 2:13,14). – A escolha é do Eterno segundo o Apostolo Paulo.

     Ou quem sabe Efésios 1:3-6 ,“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
     Entendo que precisamos do arrependimento, mas substituir a vontade do Eterno pela teshuvá ou a colocar como primicia antes da escolha de Elohim (Deus) seria a mesma coisa que afirmar que Yeshua (Jesus) verteu seu sangue por nós, mas ainda precisamos preencher alguns requisitos teshuvanicos. (Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo - Efésios 1:3-6).

Mas vamos analisar o contexto Apocalíptico.

Apocalipse 3:5 onde Yeshua (Jesus) diz, "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos."

Alguns dizem que esse é um texto indiscutível contra a doutrina da perseverança dos santos. Eles assumem que quando Apocalipse 3:5 diz que Deus não irá apagar o nome de um indivíduo do livro da vida, isso implica que ele apague outros do livro da vida, e que essas são as pessoas que foram uma vez justificados e então mais tarde foram condenadas. Mas seria isso uma suposição verdadeira?

A promessa "Eu não apagarei seu nome do livro da vida", não necessariamente implica que alguns têem seus nomes apagados. Ela somente diz ao que está no livro e vence na fé: Eu nunca irei eliminar seu nome. Em outras palavras, ser apagado é um prospecto temeroso que Eu não permitirei que aconteça. Eu vou mantê-lo seguro no livro. Essa é uma promessa feita àqueles que perseveram e vencem. Ela não diz que aqueles que falharam na luta e se desviaram de Cristo estavam escritos no livro e foram apagados.

Todo aquele cujo nome não foi escrito desde a fundação do mundo no livro da vida

     Em dois outros versos em Apocalipse que parecem ensinar que ter seu nome escrito no livro da vida significa que você vai perseverar e vencer. Considere Apocalipse 13:8. "E todos os que habitam sobre a terra irão adorá-la (a besta), todo aquele cujo nome não foi escrito desde a fundação do mundo no livro da vida do Cordeiro que foi morto."
Esse verso implica que aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro "desde a fundação do mundo" definitivamente não irão adorar a besta. Em outras palavras, ter nosso nome no livro da vida desde a fundação do mundo parece significar que Deus vai guardá-lo de cair e vai conceder que você permaneça fiel a Deus. Estar no livro significa que você não irá apostatar.

Os que não têm os nomes escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão

     Em Apocalipse 17:8, "A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir."
De novo, ter o nome de alguém escrito no livro da vida desde a fundação do mundo aparenta proteger esse alguém de "admirar-se" da besta. Aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo irão se maravilhar. Se seu nome está escrito lá, você não se maravilhará da besta.

     O ensino aqui é que ter o nome de alguém escrito no livro da vida é eficaz. Ou seja, isso tem um efeito que define as ações dessa pessoa. Ter seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro desde a fundação do mundo garante que você não irá adorar ou maravilhar-se da besta. João não diz, "Se você adorar a besta, seu nome é apagado." Ele diz, "Se seu nome está escrito, você não irá adorar a besta."

     Isso se completa com Apocalipse 3:5, "O que vencer... Eu não riscarei o seu nome do livro da vida." A vitória requerida em 3:5 é garantida em 13:8 e 17:8. Isso não é uma contradição tanto quanto quando Paulo diz, "Desenvolvei vossa salvação... Porque Deus é o que efetua em vos tanto o querer como o realizar, segundo sua boa vontade" (Filipenses 2:12-13). Não é uma coisa sem sentido declarar a condição: se você vencer, Deus não apagará seu nome (3:5); e declarar a garantia: se seu nome está escrito, você vencerá (13:8 e 17:8). Os "inscritos" de Deus realmente querem vencer, e realmente irão. Um lado realça nossa responsabilidade; o outro realça a soberania de Deus.

Não faço pouco caso da fé, do amor e da santidade ou da Teshuvá

      O impacto prático dessa verdade não é que façamos pouco caso da fé, do amor e da santidade. Há necessidade de vigilância (Hebreus 3:12) e esforço (Lucas 13:24) e busca (Hebreus 12:14) na vida cristã. Antes, o impacto é que descansemos na garantia que não fomos deixados à nossa própria sorte nessa "luta da fé". O Deus que te chamou é fiel para "vos confirmar também até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Coríntios 1:8). "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará [santos]" (1 Tessalonicenses 5:24). Ele irá completar a salvação que começou (Filipenses 1:6). Nós somos guardados pelo poder de Deus (1 Pedro 1:5). Devemos lutar, porque só aqueles que perseverarem serão salvos (Marcos 13:13). E lutas nós desejamos, porque Deus nos aperfeiçoa em todo o bem, para cumprir sua vontade (Hebreus 13:21).

(Esse artigo contem partes do originalmente escrito em 1997 e publicado em Taste and See)


Daniel Alves Pena

Share this article :

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu nome Alex
1-Tenho duvida, se DEUS não faz acepção de pessoas como poderia ele escolher a uns e a outros não?

2-Se temos livre arbítrio para escolher aceitar Jesus como salvador e senhor, como poderia ter o nome escrito desde antes da fundação do mundo?

3-Se fomos predestinados a ser salvos, então para que tenho que aceitar Jesus?

4-E se fui predestinado então posso pecar a vontade e nem preciso me preocupar com arrependimento, pois não serei julgado pelos atos que cometi, uma vez que tenho meu nome no livro desde de antes da fundação do mundo, e nem preciso de Jesus, pois então Jesus veio para os não predestinados?

Explique por favor
email; alex-rodrigo2010@bol.com.br

ACEITAMOS DOAÇÕES

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)