O texto abaixo foi extraído de João 13.36-38 e servirá para nossa análise.
- Simão Pedro: Senhor, para onde vais?
- Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.
- Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
- Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim?
Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes."
"Não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás"
Yeshua sabia que Pedro não estava pronto e que o amor que ele sentia por Yeshua não era lá essas coisas.
Mas Yeshua não desprezou ou teve qualquer repulsa a Pedro, pois Yeshua se relaciona conosco não pelo que somos e sim pelo que nos tornaremos ao seguir seus exemplos e os mandamentos.
Yeshua acredita em nosa mudança o problema é que não damos a mesma oportunidade a outras pessoas ate que elas provem não serem merecedoras, como foi o caso de Judas.
Em nosso meio é quase que normal diante das decepções com amigos ou familiares criarmos uma espécie de parede entre nós e a pessoa que de certa forma não está pronta ainda para seguir-nos, cabe assim usarmos em nossas vidas o exemplo do mestre.
- Não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás
Acreditar na mudança de caráter e de personalidade foi a máxima do ministério de Yeshua que mesmo sabendo das deficiências de Pedro, Tomé e Judas, os amou até o fim.
É um amor sem esperar nada em troca apenas amar pura e simplesmente.
Um amor desinteressado onde muitas das vezes só uma das partes em uma amizade ou relacionamento se faz presente, amar assim é muito difícil e se faz necessário entender verdadeiramente a essência do evangelho e o exemplo de Yeshua.
Por muito pouco excluímos pessoas de nossos relacionamentos de amizade por deslizes que elas cometem contra nós.
Ainda bem que Yeshua não agiu assim do contrário a história de Pedro seria bem diferente, nós ao invés de praticarmos este exemplo do mestre, preferimos usar outras falas que Ele usou em momentos totalmente errados e fora de contexto.
Muitos que estão lendo ou não este texto provavelmente teriam dito para Pedro: "Para trás de mim, Satanás" ou teriam repreendido, amarrado e por ai vai.
Entenda que todos nós dependemos da misericórdia do Eterno para chegar ao céu e por essa razão nenhum de nós, nenhum de nós, nenhum de nós está na condição de guardar rancor do outro sem oferecer a oportunidade da pessoa mudar conosco.
Então temos que parar com as tais:
Não olhe mais na minha cara, não quero você nem passando perto de mim,sabe aquele irmão que não fala com você e nem você com ele por razões de desentendimento, pratique o exemplo de Yeshua e seja feliz.
Antes de cultuar ou até mesmo de orar em sua casa lembre-se de: Mateus 5
“23 Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.”
Em amor.
Daniel Alves Pena
0 comentários:
Postar um comentário