Várias evidências mostram que as práticas homossexuais já existiam entre as sociedades indigenas brasileiras, muito antes mesmo do chegada dos primeiros europeus em terras tupiniquins. Dentre as diversas tribos existentes na época, era completamente normal encontrar "tendas públicas", onde mulheres eram proibidas de entrar e homens faziam-se de mulheres para os demais membros masculinos da aldeia.
Porém, é errado entender que o homossexualismo praticado pelos índios tenha a mesma conotação cultural que a ideia de homossexualidade concebida atualmente nos núcleos urbanos. Isso só acontecerá quando os costumes e tradições índigenas se hibridizarem com os conceitos da sociedade moderna. Ou seja, quando a discriminação contra os homossexuais chegas às aldeias.
Assim como já ocorre em Tabatinga, interior do Amazonas, onde alguns índios ticunas - pertencentes das aldeias Umariaçu 2 - assumiram-se gays, e passaram a sofrer várias formas de preconceito dentro de suas próprias tribos. Segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), há registro de homossexuais também nas aldeias Umariaçu 1, Belém do Solimões, Feijoal e Filadélfia.
por Adriano Padilha
1 comentários:
HOMOSSEXUALISMO É PECADO... E DOS GRANDES... DEUS CONDENA!!!!!!!
Postar um comentário