STT – Ritmos como indução para Estados de Transe - Daniel Alves Pena

Assista o novo vídeo de Daniel Alves Pena - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » » STT – Ritmos como indução para Estados de Transe

STT – Ritmos como indução para Estados de Transe

Postado por Daniel Pena em segunda-feira, 4 de outubro de 2010 | 23:04

Tradução: Hedra Babalon

Eu divido a estimulação rítmica do transe em três categorias: ritmo de corpo, ritmo sonoro e visual. Cada um desses será tratado aqui.

O Ritmo do Corpo Que Induz Estados de Transe.

Geralmente a dança, o tremor e o balanço do corpo são mencionados como uma técnica de indução. Dançar e balançar são dois meios naturais de executar o ritmo com o corpo. O transe induzido por caminhadas e hiper-ventilação como dois especiais tipos de trabalho de transe pertencem a esta categoria também.

É bem conhecido que dançar é um dos melhores modos de entrar em transe. Todo mundo que vai a discoteca está familiarizado com este efeito. Tradicionalmente os Sufis usam um tipo de dança rodopiante para induzir o transe mais rapidamente. Apesar de girar o corpo inteiro o tremor da cabeça produz efeitos semelhantes (Olá, Headbangers!). Os vários cultos de voodoo em todo o mundo usam a dança também. A música freqüentemente é usada como a parte vital de indução de transe , além da dança.  Mostra praticantes de voodoo em Benin os quais dançam a dança do pássaro e entram totalmente em transe durante a dança. Os dançarinos já estavam em profundo transe quando eles começaram a dançar a dança do pássaro – a música já estava fazendo seu trabalho. Eles conhecem os rituais e a musica já era profunda em seus ossos desde a infância. A “Certeza” ou crença e a experiência são profundamente ancoradas e o transe e a possessão podem ocorrer muito mais fácil. Acrescento que você pode identificar-se mais fácil com os acontecimentos quando entrar em transe. Algumas pessoas com ‘ritmos no sangue’ pode ter mais facilidade no transe que outras. Alguns outros estão em tal estado profundo de transe que é difícil voltar a eles mesmos novamente.

O tremor e o balanço é um outro tipo de indução de transe (ou um sinal de transe profundo). Jan Fries chamou isso de "Seiðr", um termo usado no velho nórdico, traduzido como “fervente” ou “arte culinária”. Fervente é o melhor termo para descrever as experiências e sensações estáticas que você tem durante o Seiðr. Os praticantes foram chamados de "Seiðmadr", "Seiðberandi", "Seiðman" ou na forma feminina de "Seiðkona". Durante a era média essas artes quase foram extintas. O transe expressa por si mesmo com tremores, balanços ou sacudidelas do corpo. Os bosquímanos do deserto Kalahari, o San e o !Kung, induz o transe primeiro pela dança e hiperventilação. Depois que o transe retrocede interiormente, eles começam a se chacoalhar e balançar. Eles chamam este estado de “KIA” – um termo usado por Spare para descrever um ego atmosférico. Dentro da KIA os pensamentos vêm à extremidade e o estado de “Nem isso, nem aquilo” de Spare é alcançado. O ego morre e KIA age livremente. A freqüência do balanço também determina a experiência de transe: balanços lentos induzem estados diferentes dos balanços mais rápidos ou tremores.

Na região do Himalaia há alguns lamas que correm longas distancias sem ficarem cansados. O ritmo de caminhar ou correr pode induzir estados de transes também. Depois de um certo tempo de estar correndo – os quais variam muito – um ritmo controla o caminhante e este já não se sujeita à fadiga. As distancias percorridas podem ser tremendas. Caminhada de 100 km ou maratonas extremas são um exemplo. O mais importante é o objetivo de sua caminhada. Não é possível correr mais e mais depois que você alcançou o objetivo que quis alcançar; Eu mesmo uso as estrelas como um ponto de fixação durante minha própria caminhada.
Um outro método de indução de transe é a hiper-ventilação. Um lado dessa técnica usa um rápido ritmo de respiração, mas o despertar do transe é muito mais a hypocapnia que você consegue por causa de uma redução de pCO2 (Dióxido de Carbono) em seu sangue. Sinais disso são: parestesia de extremidades (formigamento) e a balbuciação, dor de cabeça, a posição da mão como a planta do pé (n.t. ficar de quatro?) e espasmos generalizados. A hiper-ventilação em combinação com o Seið ou dança aperfeiçoa o transe. Durante o transe o padrão de ventilação muda novamente, mas mantém ainda o estado alterado por um tempo. Este é um modo seguro de indução de transe – exceto se você é histérico ou de qualquer outra forma mentalmente doente.

Ritmos Acústicos.

O ritmo do tambor é um som ouvido na maioria dos círculos do moderno xamanismo. Freqüentemente o poder da indução de transe de um tambor é explicado pela influência, a pulsação na exata freqüência tem influencia sobre as ondas cerebrais do ouvinte. Um ritmo de 4 para 5 bps (bits por segundo) é dito ser necessário. Também se alguém trabalha em uma máquina ou perto de sons rítmicos, produzidos por maquinas, a pessoa cai facilmente em estado semelhante ao transe também. A maioria do tempo essas pessoas estão em transe, mas com uma forte relação para as atividades que elas estão fazendo. Estimulações corporal, visual e acústica estão juntas representando. Dentro da cultura voodoo mais complexa preferem os ritmos mais rápidos para a indução de transe. O tambor não é o grande indutor de transe para os shamans, como sempre é indicado de modo vulgar. Muito freqüentemente outros instrumentos são usados como chocalhos, varas, arcos, cantos em taças, didjeridoos (n.t. ????) ou a voz. Os shamans siberianos estão já em profundo transe, antes de tocar seus tambores. Freqüentemente eles estão como um transe Seið. Quase qualquer som rítmico produzido literalmente por qualquer coisa pode ser usado para extasiar o ouvinte. Não está claro, porque a humanidade reage com estados alterados de consciência ao escutar ritmos. A explanação psicológica com ondas Alfa, Beta e Teta e a influência dos ritmos destas é uma idéia instável e não é de toda a ultima teoria a ser formulada. Uma nota interessante, de qualquer maneira: Durante os primeiros nove meses de vida dentro do útero de nossa mãe todos nós ouvimos muito próximo um ritmo constante: o batimento do coração dela. Talvez a chave para nosso estado de transe está escondido lá.

Orientando sobre a estimulação visual eu menciono a meditação guiada e hipnose como modos acústicos de induzimento ao transe. Com o discurso variando de tom o ouvinte pode facilmente ser remetido à vários níveis de transe. Dentro de muitas técnicas de hipnose a fala sugestiva é uma parte essencial. Uma outra forma de indução rítmica é magnetismo Mesmers – o qual eu considero uma mistura de forma sensorial, visual, sugestiva e outras influências.

Indução Visual de Transe.

Movimentos rítmicos, como prestar atenção, podem induzir ao transe tão facilmente quanto os outros métodos descritos. O pendulo balançando, como exemplo, é uma terapia hipnótica bem conhecida. Danças rítmicas e dançarinos, raios de sol refletidos num corpo de água, ondas sobre o alto mar, brilhos rítmicos (máquina de sonhos!) todos pertencem a um método de indução visual. O Xamanismo Siberiano usa utensílios na cabeça (n.t. chapéus, panos, peles, etc) como uma indução adicional para o transe. As franjas de couro penduram-se na frente dos olhos do shaman e se movem a cada movimento do shaman. O shaman pode ver melhor com isso.

Por favor, observe que a indução de transes rítmicos pode produzir estados epiléticos. Se você tem alguma doença epilética, então suspenda a indução de transe por métodos rítmicos.


Electroencephalography (EEG) is a study of changing electrical potential of the brain. A eletroencefalografia (EEG) é um estudo da mudança potencial elétrico do cérebro. The apparatus used to measure this electric potential of the brain is called electroencephalograph, and the tracing or the printout of the measured brainwave forms is electroencephalogram. O aparelho utilizado para medir esse potencial elétrico do cérebro é chamado eletroencefalograma, bem como a detecção ou a impressão das formas de ondas cerebrais é medido eletroencefalograma.

Frequency is the number of complete repetitive waves that occur in a given unit of time. Freqüência é o número total de ondas repetitivas que ocorrem em uma determinada unidade de tempo. Frequency is measured in Hertz (Hz) or cycles per second (cps). A freqüência é medida em Hertz (Hz) ou ciclos por segundo (cps). According to their frequency brainwaves are divided into 4 main groups, also referred to as "brain states" De acordo com sua freqüência ondas cerebrais são divididas em quatro grupos principais, também conhecidos como "estados cerebrais"



EEG Brainwave Sample EEG exemplo Brainwave
Brainwave Frequency Brainwave Frequência
State of Consciousness Estado de Consciência
BETA BETA
14 - 40 cps 14-40 cps
Fully Awake and Alert Generally associated with left-brain thinking activity - conscious mind Totalmente acordado e alerta Geralmente associada com o cérebro esquerdo atividade de pensar - a mente consciente

ALPHA ALPHA
8 - 13 cps 8-13 cps
Relaxed, Daydreaming Generally associated with right-brain thinking activity - subconscious mind - a key state for "relaxation" Descontraído, Daydreaming Geralmente associado com lado direito do cérebro atividade de pensar - subconsciente - um estado-chave para o "relaxamento"



THETA THETA
4 - 7 cps 4-7 cps

Deeply Relaxed, Dreaming Generally associated with right-brain thinking activity - deeper subconscious to superconscious Access to insights, bursts of creative ideas - a key state for "reality creation" through vivid imagery Profundamente relaxado, Sonhando Geralmente associado com lado direito do cérebro atividade de pensar - mais profundo subconsciente para acesso ao supraconsciente insights, rajadas de idéias criativas - um estado-chave para a "criação de realidade" através de imagens vívidas



DELTA DELTA
0.5 - 3.5cps 0.5 - 3.5cps

Dreamless Generally associated with no thinking - unconscious / superconscious Access to non-physical states of existence - a key state for "regeneration" and "rejuvenation" Dreamless Geralmente associados à ausência de pensamento - Access inconsciente / superconsciente para os estados não-física de existência - um estado-chave para a "regeneração" e "rejuvenescimento"

Some research has been done associated with the activities and benefits of other brainwave frequencies, such as Super Beta, Gamma, etc. Algumas pesquisas tem sido feito associado com as atividades e os benefícios de outras freqüências de ondas cerebrais, como o Super Beta, Gama, etc

The lower your brainwave cps, the more is your awareness turned toward your subjective experience, toward your inner world and the more effectively are you able to use the power of your mind to create changes in your body. Quanto menor o seu cps ondas cerebrais, a maior é a sua consciência voltada para a experiência subjetiva, em direção a seu mundo interior e de forma mais eficaz você é capaz de usar o poder da sua mente para criar mudanças no seu corpo. With each lower state you become more fully aligned with the source of power within you, with your unconscious, or if you prefer, with that part of you that is greater than you (your body). Com cada estado mais baixo que se torna mais alinhado com a fonte de poder dentro de você, com seu inconsciente, ou, se preferir, com aquela parte de você que é maior que você (seu corpo).

Generally in Beta state, your attention is focused outward. Geralmente no estado de Beta, sua atenção está voltada para fora. In alpha it begins to turn inward, and in theta and delta it goes further and further inward. Em alfa, começa a se voltar para dentro, e, theta e delta que vai mais longe e mais profundo. The deeper you go, the more effectively are you able to enter your subconscious. Quanto mais fundo você vai, mais eficazmente você pode entrar em seu subconsciente.

You can imagine that at the borderline between Beta and Alpha States is a doorway to your subconscious mind, and the doorway consists of what is hypnosis referred to as your "critical faculty". Você pode imaginar que a fronteira entre a Beta e os Estados-Alfa é um portal para a sua mente subconsciente, ea entrada é composto do que a hipnose é referido como o "espírito crítico".

And you can imagine that at the borderline between Alpha and Theta states is a doorway to your superconscious mind, where you begin to gain access to your "supernatural abilities", which for most people manifest as bursts of insight. E você pode imaginar que na fronteira entre os estados alfa e theta é um portal para a sua mente superconsciente, onde você começa a ter acesso aos seus "poderes sobrenaturais", o que para a maioria das pessoas se manifestam como os estouros da introspecção. The more time you spend in this state, even if you're not intentionally attempting to create a change, the more of these "abilities" begin to become part of you - you may simply notice that the time-lag between what you think and it's manifestation in your outer world becomes shorter and shorter. Quanto mais tempo você gasta neste estado, mesmo se você não está intencionalmente tentando criar uma mudança, mais dessas "habilidades" começam a se tornar parte de você - você pode simplesmente perceber que o lapso de tempo entre o que pensa e seja a manifestação em seu mundo externo torna-se cada vez mais curtos.

And you can imagine that at the borderline that at the borderline between Theta and Delta, you're beginning to say "good-bye" to your physical experience of the world, as you're getting altogether into experiencing yourself as non-physical being. E você pode imaginar que na fronteira que, na fronteira entre Theta e Delta, que está começando a dizer "adeus" a sua experiência do mundo físico, como você está começando a experimentar totalmente a si mesmo como ser não físico . Here your body is only a thought in your mind. Aqui o seu corpo é apenas um pensamento em sua mente. If you are able to maintain your consciousness at this level, you can effect instant changes in the outer world. Se você é capaz de manter sua consciência a este nível, você pode efetuar mudanças instantâneas no mundo exterior. In this state, you can transcend the "laws of the physical world" because you're not bound by them any more. Neste estado, você pode transcender as "leis do mundo físico", porque você não está vinculado por mais deles.

Whenever you think, you expand energy. Sempre que você pensa, você aumentar a energia. In deep, dreamless Delta state, where your mind is fully resting, your body has the best opportunity to regenerate. Em profundo estado de Delta, sem sonhos, onde sua mente está totalmente em repouso, seu corpo tem a melhor oportunidade para se regenerar.

With meditative practice and self-hypnosis, you develop ability to remain conscious while getting progressively into deeper and deeper states. Com a prática de meditação e auto-hipnose, você a desenvolver a capacidade de permanecer consciente enquanto ficando progressivamente a estados cada vez mais profundas. For example, a person without any mind training will tend to fall asleep when getting into theta state, while a person who has undergone some form of meditative mind-training will be able to be very deeply relaxed, yet conscious. Por exemplo, uma pessoa sem qualquer treinamento da mente tenderá a adormecer quando entrar em estado teta, enquanto uma pessoa que sofreu alguma forma de meditação mente treinamento será capaz de ser muito profundamente relaxado, mas consciente. The more you are able to remain conscious while in deeper states of mind, the less sleep will your require. Quanto mais você é capaz de permanecer consciente enquanto nos estados mais profundos da mente, a menos de sono vai o seu exigem.


Brainwave Entrainment and Synchronization Brainwave arrastamento e sincronização


Synchronized Brainwave Patterns Enhanced Ability Sincronizado padrões de ondas cerebrais aumentou a capacidadeIncoherent Brainwave Patterns Limited Ability Incoerente padrões de ondas cerebrais capacidade limitada
MAX MAX



MIN MIN

Brainwave synchronization technology provides a shortcut to experiencing deeper states of mind giving you an opportunity to access higher states of consciousness and extraordinary abilities in very short time through brainwave entrainment. Brainwave tecnologia de sincronização fornece um atalho para experimentar estados mais profundos da mente, dando-lhe uma oportunidade de acesso a estados superiores de consciência e habilidades extraordinárias em muito pouco tempo através de ondas cerebrais de arrastamento. This way you can experience almost immediately the effects that took someone years of meditation to achieve. Desta forma, você pode experimentar quase de imediato os efeitos que alguém levou anos de meditação para alcançar. And the process is effortless. E o processo é fácil. All you need to do is use the headphones. Tudo que você precisa fazer é usar os fones de ouvido.

Here's how the principle of entrainment works. Veja como o princípio das obras de arrastamento. Entrainment is the process of synchronization, where vibrations of one object will cause the vibrations of another object to oscillate at the same rate. Arrastamento é o processo de sincronização, onde as vibrações de um objeto irá causar as vibrações de um outro objeto para oscilar no mesmo ritmo. External rhythms have a direct effect on the psychology and physiology of the individual. ritmos externos têm um efeito direto sobre a psicologia ea fisiologia do indivíduo.

You can observe these principles anywhere in nature as ultimately everything is made out of energy that resonates at a specific frequency. Você pode observar estes princípios em qualquer lugar na natureza como em última análise, tudo é feito de energia que vibra em uma freqüência específica. If you put several pendulum clocks on the wall and set them to swing at different rates, in time they will get synchronized, all of them swinging in unison. Se você colocar vários relógios de pêndulo na parede e configurá-los para balançar a taxas diferentes, com o tempo eles vão ficar sincronizado, todos eles balançam em uníssono. It has been noted tad women sleeping in the same dormitory whose periods would occur at different times of the month, would in time tend to synchronize their periods. Tem-se observado as mulheres pouco dormir no mesmo dormitório cujos períodos que ocorrem em diferentes épocas do mês, que no tempo tendem a sincronizar seus períodos. People who live together for many years, may even tend to look alike, as their energies are becoming synchronized. Pessoas que vivem juntas há muitos anos, pode até mesmo tendem a se parecem, como as suas energias estão se tornando sincronizado. Another side effect would be increased telepathic ability between them - they'd just find that they would think the same thought at the same time, and perhaps surprise themselves by saying out loud the same word at the same time. Outro efeito colateral poderia ser aumentada a capacidade telepática entre eles - eles tinham acabado de descobrir que eles pensariam o mesmo pensamento, ao mesmo tempo e, talvez, surpreender-se, dizendo em voz alta, a mesma palavra ao mesmo tempo. In NLP, the entrainment with another person is often intentionally done through matching a breathing pattern. Na PNL, o arrastamento com outra pessoa é muitas vezes intencionalmente feito através de correspondência de um padrão de respiração.

The application of the principle of brainwave entrainment to alter states of mind is not new. A aplicação do princípio do arrastamento das ondas cerebrais para alterar estados de espírito não é nova. Drumming and chanting have been used in different cultures to create rhythmic patterns which would stimulate altered states of consciousness . Batuques e cânticos têm sido usados em diferentes culturas para criar padrões rítmicos que se incentivar os estados alterados de consciência.

With technology this process has gone digital through the use of binaural beats. Com a tecnologia esse processo tenha ido digital através do uso de batidas binaurais. This is accomplished by sending two different sounds (tones) to each ear through stereo headphones. Isso é feito através do envio de dois sons diferentes (tons) para cada ouvido através de auscultadores estéreo. The two hemispheres of the brain then work in unison to "hear" the third signal, which is not played, but rather produced as a result of difference in frequency between two beats that are heard. Os dois hemisférios do cérebro, então, trabalhar em conjunto para "ouvir" o terceiro sinal, o que não é reproduzido, mas produzidos como resultado da diferença de freqüência entre dois batimentos, que são ouvidas. Sending specific frequencies to each ear entrains the brain to enter effortlessly a specific state of mind. Envio de freqüências específicas para cada orelha arrasta o cérebro a entrar facilmente um determinado estado de espírito.

If the left ear is presented with a steady tone of 400Hz and the right ear a steady tone of 407Hz, these two tones combine in the brain. Se a orelha esquerda é apresentado com um tom constante de 400Hz e na orelha direita um tom constante de 407Hz, estes dois tons combinam no cérebro. The difference, 7Hz, is perceived by the brain and is a very effective stimulus for brainwave entrainment. A diferença, 7Hz, é percebida pelo cérebro e é um estímulo muito eficaz para BrainWave arrastamento. This 7Hz is formed entirely by the brain. Este 7Hz é formada inteiramente pelo cérebro. When using stereo headphones, the left and right sounds do not mix together until in your brain. Ao usar o fone de ouvido estéreo, os sons da esquerda e direita não se misturam até que em seu cérebro. The frequency difference, when perceived by brain this way, is called a binaural beat. A diferença de freqüência, quando percebida pelo cérebro dessa maneira, é chamada de binaural beat. All Deep Trance Now Recordings are now enhanced with brainwave synchronization to help you entered the appropriate states of mind that would enable you to create desired changes effortlessly. Todos os Deep Trance Agora gravações estão agora reforçada com a sincronização de ondas cerebrais para ajudar você inseriu os estados de espírito adequado que permita que você crie facilmente as mudanças desejadas.


Excerpt from the Research on the Influence of Brain Wave Synchronization On Pain Relief Trecho da investigação sobre a influência da onda de cérebro de sincronização Na Dor


Originally Published: J Neurol Orthop Med Surg (1996) 17:32-34, The Journal of Neurological and Orthopaedic Medicine and Surgery, Vol. Originalmente Publicado em: Neurol Ortop J Med Surg (1996) 17:32-34, o jornal da medicina neurológica e ortopédica e cirurgia, vol. 17, No. 1, 1996 Authors: Richard H. Cox, Ph.D., MD, C. Norman Shealy, MD, Ph.D., Roger K. Cady, MD, Saul Liss, Ph.D. 17, No. 1, 1996 Autores: Richard H. Cox, Ph.D., MD, Norman C. Shealy Roger, MD, Ph.D., K. Cady, MD, Liss Saul, Ph.D. This research was supported in part by a grant from the Life Science Foundation. Esta pesquisa foi suportada em parte por uma concessão do Life Science Foundation.

Although it has been known since shortly after the development of the EEG that brain wave activity "follows" repetitive light and sound frequencies', and experiments using brain wave synchronization (BOOS) as a tool to assist in relaxation and induction of the focused state of hypnosis were done as early as 1948, the first brain wave synchronizer (BOOS) was introduced commercially in 1958 by Sidney A. Schneider. Apesar de ter sido conhecido desde logo após o desenvolvimento do EEG que a atividade das ondas cerebrais "segue" a luz repetitivos e freqüências de som ', e experimentos usando a sincronização de ondas cerebrais (BOOS) como uma ferramenta para auxiliar no relaxamento e indução do estado de foco hipnose foi feita logo em 1948, o sincronizador primeira onda cerebral (BOOS) foi introduzido comercialmente em 1958 por Sidney A. Schneider. Schneider and coworkers specifically noted that over 90% of approximately 2,500 subjects treated by 1959 had had induced light to deep hypnotic trance with the use of the BOOS. Schneider e colaboradores especificamente notar que mais de 90% dos cerca de 2.500 doentes tratados em 1959 teve leve induzida ao transe hipnótico profundo com o uso do vaias. His instrument consisted of a photic stimulator, controlled by the therapist or client, with variable frequencies ranging from low delta (0-1 Hz) to beta frequency (above 13 Hz). Seu instrumento foi composto por um estimulador fótica, controlada pelo terapeuta ou cliente, com freqüências variáveis que vão desde baixo delta (0-1 Hz) da freqüência beta (acima de 13 Hz). Schneider noted that each individual became entrained at a specific frequency which led to a "a rainbow effect, fingers tingling, eyelids heavy, complete relaxation," "a whirlpool effect, anesthesia, or dissociation" - "The point of least resistance" for that individual to enter a trance state, assisted by audiotapes or a live hypnotic induction. Schneider observou que cada indivíduo tornou-se arrastado em uma freqüência específica que levou a um "efeito de um arco-íris, os dedos formigando, pálpebras, relaxamento completo pesada", "um redemoinho efeito da anestesia, ou dissociação" - "O ponto de menor resistência" para que a entrar num estado de transe, assistido por fitas de áudio ao vivo ou uma indução hipnótica.

The editor of HYPNOSIS QUARTERLY reported rapid induction of a deep trance in a previously unhypnotizable subject using BOOS, to the depth of cataplexy, analgesia and amnesia3. O editor da HIPNOSE trimestrais comunicados rápida indução de um transe profundo sobre um assunto previamente unhypnotizable com vaias, a profundidade da analgesia cataplexia, e amnesia3.

The JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION in March, 1959, mentioned the "hypnosis machine" which could be used to speed up hypnotic induction and to "help make labor and delivery a more gratifying experience by reducing discomfort and the need for excessive analgesia and anesthesia."4 O JORNAL DA American Medical Association março de 1959, mencionou a "máquina de hipnose", que poderia ser usado para acelerar a indução hipnótica e para "ajudar a tornar o trabalho de parto uma experiência mais gratificante, reduzindo o desconforto ea necessidade de analgesia e anestesia excessiva "4.

In June 1966, Bernard S. Margolis, DDS5, reported the BWS was "a valuable tool for allaying fears and apprehensions," and noted that coupled with hypnosis - Em junho de 1966, Bernard S. Margolis, DDS5, relatou o BWS era "uma ferramenta valiosa para dissipar medos e apreensões", e afirmou que juntamente com a hipnose -

1. 1. Patients required less anesthesia. Pacientes necessitaram de menos anestesia. 2. 2. Some patients could have dental procedures without external anesthetics. Alguns pacientes podem ter procedimentos odontológicos sem anestésico externo. 3. 3. No physiologic depression occurred. Não depressão fisiológica ocorreu. 4. 4. Healing was more rapid. A cicatrização foi mais rápida. 5. 5. Gagging could be controlled. Gagging poderiam ser controlados. 6. 6. The frequency could be controlled by the patient. A frequência pode ser controlado pelo paciente.

Dr. William A. Phillips reported "the reduction and control of high blood pressure of inorganic origin," with reduction of 10 to 40 mm. Dr. William A. Phillips informou "a redução e controle da pressão arterial de origem inorgânica," com redução de 10 a 40 mm. of Mercury, using only BWS without verbal hypnotic suggestion6. de Mercúrio, usando BWS apenas verbal, sem suggestion6 hipnótico. And Sadove emphasized the use of BWS to assist relaxation7. E Sadove enfatizou o uso do BWS para ajudar relaxation7.

Comparisons were made between cranial electrical stimulation (The Pain SuppressorO), several different models of light frequency BOOS, the Hemi-Sync tapes, and self-hypnosis audiotapes. As comparações foram feitas entre a estimulação elétrica de crânio (A SuppressorO Pain), vários modelos diferentes de BOOS frequência da luz, as fitas cassetes áudio Hemi-Sync, e auto-hipnose.

Patients were asked to grade their depth of relaxation and intensity of pain before and after 30 minutes of synchronization. Os pacientes foram orientados a profundidade seu grau de relaxamento e intensidade da dor antes e após 30 minutos de sincronização. Blood pressure and pulse measurements were also done before and after BOOS. medições de pressão arterial e pulso também foram feitas antes e após vaias.

More recently we have also measured blood neurochemicals (NE, MEL, BE, ST, and CHE) before and after brain Shealy RelaxMate indicate: wave synchronization coupled with the self-hypnosis audiotape in eight individuals. Mais recentemente temos também mediu neuroquímicos sangue (NE, MEL, BE, ST e CHE) antes e depois do cérebro Shealy RelaxMate indicar: a sincronização da onda juntamente com a fita de áudio de auto-hipnose em oito indivíduos.

With Hemi-Sync tapes alone or self-hypnotic tapes alone, depths of relaxation were similar. Com fitas Hemi-Sync sozinho ou auto-hipnose fitas sozinho, profundidades de relaxamento foram semelhantes. Relaxation music and cranial electrical stimulation were slightly less effective than BWS (50% to 60% relaxation usually). Relaxamento música e estimulação elétrica cranianos foram ligeiramente menos eficaz do que BWS (50% a 60% de relaxamento, normalmente).

When brainwave stimulation was combined with self-hypnotic tapes, consistent relaxation depths of 70% to 100% were reported. Quando a estimulação das ondas cerebrais foi combinado com fitas auto-hipnótico, profundo relaxamento consistente de 70% a 100% foram relatados. In 72 patients in whom blood pressure, pulse, and pain intensity were measured, blood pressure and pulse were reduced 4% to 10% in 58 patients, and pain was decreased 30% to 100% in 60 patients (average over 50%). Em 72 pacientes nos quais a pressão arterial, pulso, ea intensidade da dor foram medidos, a pressão arterial e pulso foram reduzidas de 4% para 10% em 58 pacientes, ea dor foi diminuída de 30% a 100% em 60 pacientes (média de mais de 50%). Almost invariably the combination of brainwave synchronization plus self-hypnosis was more effective than either alone. Quase invariavelmente, a combinação de sincronização de ondas cerebrais mais auto-hipnose foi mais eficaz do que qualquer um sozinho. The blood pressure and pulse effects are compatible with the relaxation response. Os efeitos da pressão arterial e pulso estão compatíveis com a resposta de relaxamento. The degree of pain relief, however, is greater than that reported with the relaxation response alone. O grau de alívio da dor, porém, é maior que a relatada com a resposta de relaxamento sozinho.

In eight individuals, blood neurochemicals have been measured before and after 30 minutes of alpha rhythm (10 Hz) BOOS. Em oito indivíduos, neuroquímicos sangue foram medidos antes e após 30 minutos de ritmo alfa (10 Hz) Boos. Melatonin has been reduced 5% to 20% (average 6% decrease) and beta endorphin has been increased 10% to 50% (average 14% increase). A melatonina tem sido reduzida de 5% a 20% (média de decréscimo de 6%) e beta-endorfina foi aumentado de 10% a 50% (aumento médio de 14%). Interestingly, these same individuals have an average increase in serotonin of 23% and an increase of norepinephrine by 18%. Curiosamente, esses mesmos indivíduos tenham um aumento médio de 23% da serotonina e um aumento da norepinefrina em 18%.

Our experience with BWS coupled with guided mental relaxation exercises (BWS/SH) confirm Schneider's reports that at least 90% of individuals achieve deepened levels of focused relaxation with those techniques. Nossa experiência com BWS juntamente com exercícios de relaxamento guiado mental (BWS / SH) confirmar os relatos de Schneider que pelo menos 90% dos indivíduos alcançar aprofundou os níveis de relaxamento focalizado com essas técnicas. Our results are also compatible with those of Benson and others who indicated that the relaxation response is a major stress reducer and assists the process of homeostasis'°. Nossos resultados também são compatíveis com os de Benson e outros, que indicaram que a resposta de relaxamento é um redutor de estresse e auxilia o processo de ° homeostase.

The increase in beta endorphins after BWS/SH is associated with a sense of well-being and decreased pain. O aumento da beta-endorfinas após BWS / SH está associado com uma sensação de bem-estar ea dor diminuiu. Even though blood pressure and pulse usually decrease with BWS/SH, the increases in norepinephrine and serotonin and the decrease in melatonin suggest an increased level of alertness. Apesar de pressão arterial e pulso geralmente diminuem com SPP / SH, os aumentos de noradrenalina e serotonina ea diminuição da melatonina sugerem um aumento do nível de alerta. This may well be consistent with Schultz's description of poised alertness reported with autogenic training". Decreases in melatonin, as found, are to be expected with exposure to light and suggest that BSW may be useful for seasonal affective disorders. Isso pode muito bem ser consistentes com a descrição de Schultz de alerta pronto relatados com o treinamento autógeno. Diminuições na melatonina, como os encontrados, são esperados com a exposição à luz e BSW sugerem que pode ser útil para os transtornos afetivos sazonais.

It is interesting to speculate that various BWS rates might affect neurochemicals differently. É interessante especular que as taxas de BWS vários neurotransmissores podem afetar de forma diferente. Since most individuals choose the lowest theta rates, those rates might increase beta endorphins more without the increases in norepinephrine and/or serotonin. Como a maioria dos indivíduos escolhem as menores taxas de teta, essas taxas podem aumentar as endorfinas beta mais sem o aumento da norepinefrina e / ou serotonina. Further study needs to be done to elucidate potential differences. Um estudo mais adicional precisa ser feito para elucidar diferenças de potencial. It has been noted that BWS for greater than 40 minutes often leaves individuals feeling groggy instead of alert immediately after a session. Tem-se observado que BWS para mais de 40 minutos muitas vezes deixa as pessoas atordoadas ao invés de alertar imediatamente após uma sessão. Thus, we recommend 15 minute sessions most of the time. Assim, recomendamos sessões de 15 minutos na maioria das vezes. Benson reported that two daily 20 minute deep relaxation sessions led to decreased insulin requirements and catecholamine production for up to 24 hours. Benson informaram que duas sessões de 20 minutos diários de relaxamento profundo levou à necessidade de insulina diminuiu ea produção de catecolaminas por até 24 horas.

Finally, we have noted that BWS even without self-hypnosis leads to enhanced sleep induction, especially at the self- selected low theta rate. Finalmente, observamos que BWS mesmo sem auto-hipnose leva à indução do sono melhorado, principalmente na taxa de teta de baixa auto-selecionada. And return to sleep is more rapid with BWS if one awakens during the night and uses BWS to return to sleep. E voltar a dormir é mais rápida, com BWS se acordar durante a noite e usa BWS voltar a dormir.


Binaural Beats Binaural Beats


Binaural beats are auditory brainstem responses which originate in the superior olivary nucleus of each hemisphere. Binaural beats são respostas auditivas do brainstem que se originam no núcleo olivar superior de cada hemisfério. They result from the interaction of two different auditory impulses, originating in opposite ears, below 1000 Hz and which differ in frequency between one and 30 Hz (Oster, 1973). Eles resultam da interação de dois diferentes impulsos auditivos, originários de orelhas opostas, abaixo de 1000 Hz e que diferem em freqüência entre um e 30 Hz (Oster, 1973). For example, if a pure tone of 400 Hz is presented to the right ear and a pure tone of 410 Hz is presented simultaneously to the left ear, an amplitude modulated standing wave of 10 Hz, the difference between the two tones, is experienced as the two wave forms mesh in and out of phase within the superior olivary nuclei. Por exemplo, se um tom puro de 400 Hz é apresentado à orelha direita e um tom puro de 410 Hz é apresentado simultaneamente à orelha esquerda, uma amplitude modulada de onda de 10 Hz, a diferença entre os dois tons, é experimentada como as duas formas de onda da malha, e fora de fase dentro do núcleo olivar superior. This binaural beat is not heard in the ordinary sense of the word (the human range of hearing is from 20-20,000 Hz). Este binaural beat não é ouvida no sentido comum da palavra (o intervalo da audição humana é de 20-20.000 Hz). It is perceived as an auditory beat and theoretically can be used to entrain specific neural rhythms through the frequency-following response (FFR)--the tendency for cortical potentials to entrain to or resonate at the frequency of an external stimulus. É percebido como um batimento auditiva e, teoricamente, pode ser usado para arrastar os ritmos específicos neural através da frequência de resposta a seguir (FFR) - a tendência para potenciais corticais para arrastar ou ressonância na freqüência de um estímulo externo. Thus, it is theoretically possible to utilize a specific binaural-beat frequency as a consciousness management technique to entrain a specific cortical rhythm. Assim, é teoricamente possível utilizar uma freqüência específica binaural beat, como uma técnica de gerenciamento de consciência para arrastar um ritmo específico cortical.

Uses of audio with embedded binaural beats that are mixed with music or various pink or background sound are diverse. Usos de áudio com embutidos binaural beats que se misturam com a música ou o som de fundo rosa ou vários são diversas. They range from relaxation, meditation, stress reduction, pain management, improved sleep quality, decrease in sleep requirements, super learning, enhanced creativity and intuition, remote viewing, telepathy, and out-of-body experience and lucid dreaming. Eles variam de relaxamento, meditação, redução do estresse, controle da dor, melhor qualidade do sono, diminuição das necessidades de sono, super aprendizado, maior criatividade e intuição, visão remota, telepatia e fora da experiência do corpo e sonhos lúcidos. Audio embedded with binaural beats is often combined with various meditation techniques, as well as positive affirmations and visualization. Áudio integrado com batidas binaurais é frequentemente combinada com várias técnicas de meditação, bem como afirmações positivas e visualização.

When signals of two different frequencies are presented, one to each ear, the brain detects phase differences between these signals. Quando os sinais de duas freqüências diferentes são apresentadas, uma em cada orelha, o cérebro detecta diferenças de fase entre esses sinais. "Under natural circumstances a detected phase difference would provide directional information. The brain processes this anomalous information differently when these phase differences are heard with stereo headphones or speakers. A perceptual integration of the two signals takes place, producing the sensation of a third "beat" frequency. The difference between the signals waxes and wanes as the two different input frequencies mesh in and out of phase. As a result of these constantly increasing and decreasing differences, an amplitude-modulated standing wave -the binaural beat- is heard. The binaural beat is perceived as a fluctuating rhythm at the frequency of the difference between the two auditory inputs. Evidence suggests that the binaural beats are generated in the brainstem's superior olivary nucleus, the first site of contralateral integration in the auditory system (Oster, 1973). Studies also suggest that the frequency-following response originates from the inferior colliculus (Smith, Marsh, & Brown, 1975)" (Owens & Atwater, 1995). "Sob circunstâncias naturais de uma diferença de fase detectada a fornecer informações direcionais. O cérebro processa essas informações anômalas diferente quando essas diferenças de fase são ouvidos com fones de ouvido estéreo ou alto-falantes. A integração da percepção dos dois sinais se realiza, produzindo a sensação de um terceiro" beat "frequência. A diferença entre os sinais aumenta e diminui conforme as duas freqüências de entrada diferente da malha, e fora de fase. Como resultado destas constantemente a aumentar e diminuir as diferenças, uma onda estacionária de amplitude modulada, o binaural beat é ouvido. A binaural beat é percebida como um ritmo de flutuação na freqüência da diferença entre as duas entradas auditivas. Evidências sugerem que as batidas binaurais são geradas no núcleo superior do tronco cerebral de oliva, o primeiro site de integração contralateral no sistema auditivo (Oster, 1973) . Estudos também sugerem que a frequência de resposta a seguir se origina do colículo inferior (Smith, Marsh, & Brown, 1975) "(Owens & Atwater, 1995). This activity is conducted to the cortex where it can be recorded by scalp electrodes. Esta atividade é conduzida para o córtex, onde ela pode ser captada por eletrodos no couro cabeludo.




Binaural beats can easily be heard at the low frequencies (< 30 Hz) that are characteristic of the EEG spectrum (Oster, 1973). Binaural beats pode facilmente ser ouvida nas freqüências baixas (<30 Hz) que são característicos do espectro do EEG (Oster, 1973). This perceptual phenomenon of binaural beating and the objective measurement of the frequency-following response (Hink, Kodera, Yamada, Kaga, & Suzuki, 1980) suggest conditions which facilitate entrainment of brain waves and altered states of consciousness. Este fenômeno perceptivo de bater binaural ea medida objetiva da resposta de frequência seguinte (Hink, Kodera, Yamada, Kaga, e Suzuki, 1980) sugerem que as condições que facilitam arrastamento das ondas cerebrais e estados alterados de consciência.

There have been numerous anecdotal reports and a growing number of research efforts reporting changes in consciousness associated with binaural-beats. Houve inúmeros relatos de casos e um número crescente de trabalhos de investigação relatar mudanças na consciência associada com binaural-bate. "The subjective effect of listening to binaural beats may be relaxing or stimulating, depending on the frequency of the binaural-beat stimulation" (Owens & Atwater, 1995). "O efeito subjetivo de escuta binaural beats podem ser relaxantes ou estimulantes, dependendo da freqüência de estimulação binaural-beat" (Owens & Atwater, 1995).

Binaural beats in the delta (1 to 4 Hz) and theta (4 to 8 Hz) ranges have been associated with reports of relaxed, meditative, and creative states (Hiew, 1995), and used as an aid to falling asleep. Binaural beats no delta (1-4 Hz) e teta (4-8 Hz) varia têm sido associados com relatos de relaxado, meditativo, e os estados criativos (Hiew, 1995), e utilizados como um auxílio para adormecer. Binaural beats in the alpha frequencies (8 to 12 Hz) have increased alpha brain waves (Foster, 1990) and binaural beats in the beta frequencies (typically 16 to 24 Hz) have been associated with reports of increased concentration or alertness (Monroe, 1985) and improved memory (Kennerly, 1994). Binaural beats nas freqüências alfa (8-12 Hz) têm aumentado as ondas cerebrais alfa (Foster, 1990) e batidas binaural nas freqüências beta (tipicamente 16-24 Hz) tem sido associado com relatos de aumento da concentração ou vigília (Monroe, 1985 ) e melhoraram a memória (Kennerly, 1994).


Passively listening to binaural beats may not spontaneously propel you into an altered state of consciousness. Passivamente ouvindo batidas binaurais pode não espontaneamente impulsioná-lo em um estado alterado de consciência. One's subjective experience in response to binaural-beat stimulation may also be influenced by a number of mediating factors. experiência subjetiva de uma pessoa em resposta à estimulação binaural beat, também pode ser influenciado por uma série de fatores mediadores. For example, the willingness and ability of the listener to relax and focus attention may contribute to binaural-beat effectiveness in inducing state changes. Por exemplo, a vontade ea capacidade de o ouvinte a relaxar e concentrar a atenção pode contribuir para a eficácia binaural beat-em induzir mudanças de estado. "Ultradian rhythms in the nervous system are characterized by periodic changes in arousal and states of consciousness (Rossi, 1986; Shannahoff-Khalsa, 1991; Webb & Dube, 1981). These naturally occurring shifts may underlie the anecdotal reports of fluctuations in the effectiveness of binaural beats. External factors are also thought to play roles in mediating the effects of binaural beats" (Owens & Atwater, 1995). "Ritmos Ultradian no sistema nervoso são caracterizadas por mudanças periódicas na excitação e estados de consciência (Rossi, 1986; Shannahoff-Khalsa, 1991; Webb & Dube, 1981) Essas mudanças que ocorrem naturalmente podem ser a base do relatos de flutuações na eficácia. de binaural beats. fatores externos também são pensados para jogar papéis na mediação dos efeitos da binaural beats "(Owens & Atwater, 1995). The perception of a binaural beat is, for example, said to be heightened by the addition of white noise to the carrier signal (Oster, 1973), so white noise is often used as background. A percepção de um batimento binaural é, por exemplo, disse ser aumentada pela adição de ruído branco ao sinal portador (Oster, 1973), o ruído tão branco é muitas vezes usado como pano de fundo. "Music, relaxation exercises, guided imagery, and verbal suggestion have all been used to enhance the state-changing effects of the binaural beat" (Owens & Atwater, 1995). "Exercícios de música, relaxamento, imaginação guiada, ea sugestão verbal tem sido utilizado para melhorar os efeitos de mudança de estado do binaural beat" (Owens & Atwater, 1995). Other practices such as humming, toning, breathing exercises, autogenic training, and/or biofeedback can also be used to interrupt the homeostasis of resistant subjects (Tart, 1975). Outras práticas tais como zumbido, tonificação, exercícios respiratórios, treinamento autógeno e / ou biofeedback também pode ser usado para interromper a homeostase de indivíduos resistentes (Tart, 1975).


Brain Waves and Consciousness As ondas cerebrais e Consciência


Controversies concerning the brain, mind, and consciousness have existed since the early Greek philosophers argued about the nature of the mind-body relationship, and none of these disputes has been resolved. Controvérsias sobre o cérebro, a mente ea consciência já existiam desde os primeiros filósofos gregos argumentaram sobre a natureza da relação mente-corpo, e nenhuma dessas disputas foi resolvido.

Modern neurologists have located the mind in the brain and have said that consciousness is the result of electrochemical neurological activity. neurologistas modernos têm a mente localizada no cérebro e disseram que a consciência é o resultado da atividade eletroquímica neurológicas. There are, however, growing observations to the contrary. Há, no entanto, a crescente observações ao contrário. There is no neurophysiological research which conclusively shows that the higher levels of mind (intuition, insight, creativity, imagination, understanding, thought, reasoning, intent, decision, knowing, will, spirit, or soul) are located in brain tissue (Hunt, 1995). Não há nenhuma pesquisa conclusiva neurofisiológicos que mostra que os níveis mais elevados da mente (intuição, percepção, criatividade, imaginação, compreensão, pensamento, raciocínio, a intenção, decisão, saber, vontade, espírito ou alma) estão localizados no tecido cerebral (Hunt, , 1995).

A resolution to the controversies surrounding the higher mind and consciousness and the mind-body problem in general may need to involve an epistemological shift to include extra-rational ways of knowing (de Quincey, 1994) and cannot be comprehended by neurochemical brain studies alone. Uma resolução das controvérsias em torno da mente superior e da consciência e do problema mente-corpo, em geral, pode precisar de envolver uma mudança epistemológica para incluir formas extra-racional de conhecimento (de Quincey, 1994) e não pode ser compreendida pelos estudos do cérebro neuroquímicos sozinho. We are in the midst of a revolution focusing on the study of consciousness (Owens, 1995). Estamos no meio de uma revolução focando o estudo da consciência (Owens, 1995). Penfield, an eminent contemporary neurophysiologist, found that the human mind continued to work in spite of the brain's reduced activity under anesthesia. Penfield, um neurofisiologista eminente contemporâneo, descobriram que a mente humana continuou a trabalhar, apesar da diminuição da atividade do cérebro sob anestesia. Brain waves were nearly absent while the mind was just as active as in the waking state. As ondas cerebrais eram quase inexistentes, enquanto a mente era tão ativa como no estado de vigília. The only difference was in the content of the conscious experience. A única diferença estava no conteúdo da experiência consciente. Following Penfield's work, other researchers have reported awareness in comatose patients (Hunt, 1995) and there is a growing body of evidence which suggests that reduced cortical arousal while maintaining conscious awareness is possible (Fischer, 1971;West 1980; Delmonte, 1984; Goleman 1988; Jevning, Wallace, & Beidenbach, 1992; Wallace, 1986; Mavromatis, 1991). Na sequência dos trabalhos de Penfield, outros pesquisadores relataram a consciência em pacientes comatosos (Hunt, 1995) e há um crescente corpo de evidência que sugere que a excitação reduzida cortical, mantendo a percepção consciente é possível (Fischer, 1971; West, 1980; Delmonte, 1984; Goleman 1988; Jevning Wallace, Beidenbach &, 1992; Wallace, 1986; Mavromatis, 1991). These states are variously referred to as meditative, trance, altered, hypnogogic, hypnotic, and twilight-learning states (Budzynski, 1986). Esses estados são diversas, conhecido como meditação, trance, alteradas, hipnagógicas, hipnótico e crepuscular-learning estados (Budzynski, 1986). Broadly defined, the various forms of altered states rest on the maintenance of conscious awareness in a physiologically reduced state of arousal marked by parasympathetic dominance (Mavromatis, 1991). Em termos gerais, as várias formas de descanso estados alterados na manutenção da consciência em um estado de excitação fisiológica reduzida marcada pela dominância parassimpática (Mavromatis, 1991). Recent physiological studies of highly hypnotizable subjects and adept meditators indicate that maintaining awareness with reduced cortical arousal is indeed possible in selected individuals as a natural ability or as an acquired skill (Sabourin, Cutcomb, Crawford, & Pribram, 1993). Recentes estudos fisiológicos de indivíduos altamente hipnotizáveis e meditadores adepto indicam que manter a consciência com a excitação cortical reduzida é realmente possível de indivíduos selecionados como uma habilidade natural ou uma habilidade adquirida (Sabourin, Cutcomb, Crawford, e Pribram, 1993). More and more scientists are expressing doubts about the neurologists' brain-mind model because it fails to answer so many questions about our ordinary experiences, as well as evading our mystical and spiritual ones. Mais e mais cientistas estão manifestando dúvidas sobre o modelo de neurologistas "cérebro-mente porque não consegue dar resposta a tantas perguntas sobre as nossas experiências comuns, bem como subtrair nossos entes mística e espiritual. The scientific evidence supporting the phenomenon of remote viewing alone is sufficient to show that mind-consciousness is not a local phenomenon (McMoneagle, 1993). A evidência científica do fenómeno da visão remota é suficiente para mostrar que a mente-consciência não é um fenômeno local (McMoneagle, 1993).

If mind-consciousness is not the brain, why then does science relate states of consciousness and mental functioning to brain-wave frequencies? Se a consciência da mente não é o cérebro, por que então a ciência se relacionam os estados de consciência e de funcionamento mental de ondas cerebrais? And how is it that audio with embedded binaural beats alters brain waves? E como é que o áudio com embutidos binaural beats altera as ondas cerebrais? The first question can be answered in terms of instrumentation. A primeira pergunta pode ser respondida em termos de instrumentação. There is no objective way to measure mind or consciousness with an instrument. Não há maneira objetiva de medir mente ou da consciência com um instrumento. Mind-consciousness appears to be a field phenomenon which interfaces with the body and the neurological structures of the brain (Hunt, 1995). Mente-consciência parece ser um fenômeno do campo que faz interface com o corpo e as estruturas neurológicas do cérebro (Hunt, 1995). One cannot measure this field directly with current instrumentation. Não se pode medir este campo diretamente com os instrumentos atualmente. On the other hand, the electrical potentials of brain waves can be measured and easily quantified. Por outro lado, os potenciais elétricos das ondas cerebrais podem ser medidos e facilmente quantificadas. Contemporary science likes things that can be measured and quantified. A ciência contemporânea gosta de coisas que podem ser medidos e quantificados. The problem here lies in oversimplification of the observations. O problema aqui reside na banalização das observações. EEG patterns measured on the cortex are the result of electroneurological activity of the brain. padrões de EEG medida no córtex são o resultado da atividade electroneurological do cérebro. But the brain's electroneurological activity is not mind-consciousness. Mas a atividade electroneurological do cérebro não é a consciência da mente. EEG measurements then are only an indirect means of assessing the mind-consciousness interface with the neurological structures of the brain. medições de EEG, em seguida, são apenas um meio indireto de avaliar a interface da consciência da mente com as estruturas neurológicas do cérebro. As crude as this may seem, the EEG has been a reliable way for researchers to estimate states of consciousness based on the relative proportions of EEG frequencies. Como o petróleo bruto que isso possa parecer, o EEG tem sido uma maneira confiável para que os investigadores estimam estados de consciência com base na proporção relativa das freqüências de EEG. Stated another way, certain EEG patterns have been historically associated with specific states of consciousness. Dito de outra forma, determinados padrões de EEG tem sido historicamente associada a estados específicos de consciência. It is reasonable to assume, given the current EEG literature, that if a specific EEG pattern emerges it is probably accompanied by a particular state of consciousness. É razoável supor, dada a literatura EEG atual, que se um padrão eletroencefalográfico específico surge é provavelmente acompanhada por um estado particular de consciência.

As to the second question raised in the above paragraph, audio with embedded binaural beats alters the electrochemical environment of the brain. Quanto à segunda questão levantada no parágrafo acima, com áudio embutido binaural beats altera o ambiente eletroquímico do cérebro. This allows mind-consciousness to have different experiences. Isso permite que a consciência da mente para ter experiências diferentes. When the brain is entrained to lower frequencies and awareness is maintained, a unique state of consciousness emerges. Quando o cérebro é arrastado para freqüências mais baixas e consciência é mantida, um único estado de consciência emerge. This state is often referred to as hypnogogia "mind awake/body asleep." Este estado é muitas vezes referida como hypnogogia "mente desperta corpo / adormecido." Slightly higher-frequency entrainment can lead to hyper suggestive states of consciousness. Ligeiramente maior freqüência arrastamento pode levar a estados sugestivos de hiper consciência. Still higher-frequency EEG states are associated with alert and focused mental activity needed for the optimal performance of many tasks. Ainda estados EEG de alta freqüência estão associados com alerta e focado atividade mental necessária para o melhor desempenho de muitas tarefas. Perceived reality changes depending on the state of consciousness of the perceiver (Tart, 1975). transforma a realidade percebida, dependendo do estado de consciência do observador (Tart, 1975). Some states of consciousness provide limited views of reality, while others provide an expanded awareness of reality. Alguns estados de consciência oferecem vistas limitada da realidade, enquanto outras fornecem uma percepção ampliada da realidade. For the most part, states of consciousness change in response to the ever-changing internal environment and surrounding stimulation. Para a maior parte, estados de consciência mudam em resposta à estimulação constante mudança do ambiente interno e envolvente. For example, states of consciousness are subject to influences like drugs and circadian and ultradian rhythms (Rossi, 1986; Shannahoff-Khalsa, 1991; Webb & Dube, 1981). Por exemplo, estados de consciência estão sujeitos a influências como drogas e ritmos circadianos e ultradian (Rossi, 1986; Shannahoff-Khalsa, 1991; Webb & Dube, 1981). Specific states of consciousness can also be learned as adaptive behaviors to demanding circumstances (Green and Green, 1986). estados específicos de consciência também pode ser aprendido como comportamentos adaptativos que circunstâncias exigentes (Green e Green, 1986).


Synchronized brain waves Sincronizado ondas cerebrais


Synchronized brain waves have long been associated with meditative and hypnogogic states, and audio with embedded binaural beats has the ability to induce and improve such states of consciousness. ondas cerebrais Sincronizado tem sido associado com estados meditativos e hipnagógicas e áudio com embutidos binaural beats tem a capacidade de induzir e melhorar a tais estados de consciência. The reason for this is physiological. A razão para isso é fisiológico. Each ear is "hardwired" (so to speak) to both hemispheres of the brain (Rosenzweig, 1961). Cada ouvido é "hardwired" (por assim dizer) para ambos os hemisférios do cérebro (Rosenzweig, 1961). Each hemisphere has its own olivary nucleus (sound-processing center) which receives signals from each ear. Cada hemisfério tem seu próprio núcleo olivar (centro de processamento de som), que recebe sinais de cada orelha. In keeping with this physiological structure, when a binaural beat is perceived there are actually two standing waves of equal amplitude and frequency present, one in each hemisphere. De acordo com esta estrutura fisiológica, quando uma batida binaural é percebida na verdade existem duas ondas em pé de igual amplitude e apresentar freqüência, uma em cada hemisfério. So, there are two separate standing waves entraining portions of each hemisphere to the same frequency. Assim, existem duas ondas estacionárias arrastamento separado porções de cada hemisfério para a mesma freqüência. The binaural beats appear to contribute to the hemispheric synchronization evidenced in meditative and hypnogogic states of consciousness. O binaural beats parecem contribuir para a sincronização hemisférica evidenciado em estados meditativos e hipnagógicas de consciência. Brain function is also enhanced through the increase of cross-collosal communication between the left and right hemispheres of the brain. A função cerebral também é reforçada pelo aumento da comunicação inter-collosal entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.


Rhythmic Sound and the Brain Rítmica Sound and the Brain


Studies have shown that vibrations from rhythmic sounds have a profound effect on brain activity. Estudos têm demonstrado que as vibrações dos sons rítmicos têm um profundo efeito sobre a atividade do cérebro. In shamanic traditions, drums were used in periodic rhythm to transport the shaman into other realms of reality. Nas tradições xamânicas, tambores eram utilizados em ritmo periódicas para transportar o xamã em outras esferas da realidade. The vibrations from this constant rhythm affected the brain in a very specific manner, allowing the shaman to achieve an altered state of mind and journey out of his or her body . As vibrações deste ritmo constante afetou o cérebro de uma maneira muito específica, permitindo que o pajé para alcançar um estado alterado da mente e da viagem fora do corpo dele ou dela.

Brain pattern studies conducted by researcher Melinda Maxfield into the (SSC) Shamanic State of Consciousness found that the steady rhythmic beat of the drum struck four and one half times per second was the key to transporting a shaman into the deepest part of his shamanic state of consciousness. estudos padrão cerebral realizada pela pesquisadora Melinda Maxfield no (SSC) Estado de Consciência Xamânica descobriu que a batida rítmica constante do tambor bateu quatro vezes e meia por segundo era a chave para o transporte de um xamã para a parte mais profunda de seu estado xamânico de consciência. It is no coincidence that 4.5 beats, or cycles per second corresponds to the trance like state of theta brain wave activity. Não é por acaso que 4,5 batidas, ou ciclos por segundo corresponde ao transe como o estado de teta atividade das ondas cerebrais. In direct correlation, we see similar effects brought on by the constant and rhythmic drone of Tibetan Buddhist chants, which transport the monks and even other listeners into realms of blissful meditation. Em correlação direta, vemos efeitos similares trazidos pela drone constante e rítmica dos cantos budistas tibetanos, que transportam os monges e até mesmo outros ouvintes em reinos de meditação bem-aventurado.


Interesting Tidbits - A Look at the Brain of Somnambulist Interessante Petiscos - Um olhar sobre o Cérebro de Somnambulist


Sonâmbulo, sonâmbulo


Somnambulist is a person who is sleep-walking. Scientists have studied this interesting phenomenon for generations. Recent studies have shown a burst of delta waves (shown in yellow in the graphic to the right) in the brain of someone who is sleep-walking. They theorize that the somnambulist triggers a portion of the brain that deals with emotion, and then the body, which is normally at rest, becomes involved. A somnambulist is asleep the entire time he or she is moving about.

Books on Brainwave Synchronization


Megabrain
by Michael Mutchison

Scientists have learned more about the brain in the last decade than in all of previous history, and the implications of the latest research are clear: The human brain is far more powerful, and has the potential for immensely greater growth and transformation, than was ever before imagined. These discoveries may constitute the most significant development in learning since the invention of writing.


Each moment of our lives, from birth to death, our brains are engaged in an endless symphony of patterns. In Awakening the Mind, Anna Wise reveals how a careful understanding of the four types of brain waves, and the practice of carefully designed meditation exercises that lead to a mastery of each type, can vastly improve everyday focus, memory, concentration, and overall mental awareness.


Wise discusses and illustrates the four types of brain waves--beta, alpha, theta, and delta--with emphasis on what they do, how they work together, and whether we can use their power. Harnessing human brain waves for heightened creativity, inspiration, and self-healing is the major goal. Aproveitando as ondas cerebrais humanas de criatividade elevado, inspiração e auto-cura é o objetivo principal. Several pages of meditation exercises are included with tips on how to relax, all designed to trigger specific brain-wave patterns and achieve a high-performance mind. Várias páginas de exercícios de meditação são incluídos com dicas sobre como relaxar, tudo concebido para provocar determinados padrões de ondas cerebrais e alcançar a mente de alto desempenho.


Other Research on Brainwave Synchronization


Adams, HB (1965). A case utilizing sensory deprivation procedures. In LP Ullman & L. Krasner (Eds.), Case Studies in Behavior Modification. New York: Holt, Rinehart & Winston.

Adrian, ED & Yamagiwa, K. (1935). "The origin of the Berger Rhythm." Brain, 58, 323-351.

Atwater, FH (1988). "The Monroe Institute's Hemisync process: A Theoretical Perspective." Faber, Va: Monroe Institute.

Bandler, R. (1985). Bandler, R. (1985). "Using Your Brain--For a Change." Moab, UT: Real People Press.

Barber, TX (1957). "Experiments in hypnosis." Scientific American, 196, 54-61.

Bremer, F. (1958a). "Physiology of the corpus collosum" Proceedings of the Association of Research on Nervous Disorders, 36, 424-448.

Bremer, F. (1958b). "Cerebral and cerebellar potentials." Physiological Review, 38, 357-388.

Brackopp, GW (1984). Review of research on Multi-Modal sensory stimulation with clinical implications and research proposals. Unpublished manuscript--see Hutchison (1986).

Budzynski, T. (1973). "Some applications of biofeedback-produced twilight states." In D. Shapiro, et al (Eds.), Biofeedback and Self-Control: 1972. Chicago: Aldine-Atherton.

Budzynski, TH (1976). "Biofeedback and the twilight states of consciousness." In GE Schwartz and D. Shapiro (Eds.), Consciousness and Self-Regulation, Vol. 1, New York: Plenum Press.

Budzynski, TH (1977). "Tuning in on the twilight zone." Psychology Today, August.

Budzynski, TH (1979). "Brain lateralization and biofeedback." In B. Shapin & T. Coly (Eds.), Brain/Mind and Parapsychology. New York: Parapsychology Foundation.

Budzynski, TH (1981). "Brain lateralization and rescripting." Somatics, 3, 1-10.

Budzynski, TH (1986). "Clinical applications of non-drug-induced states." In B. Wolman & M. Ullman (Eds.), Handbook of States of Consciousness. New York: Van Nostrand-Reinhold.

Budzynski, TH (1990) "Hemispheric asymmetry and REST." In Suefeld, P. Turner, JW, Jr. & Fine, TH (Eds.), Restricted Environmental Stimulation, New York: Springer-Verlag.

Cade, CM & Coxhead, N. (1979) "The Awakened Mind: Biofeedback and the Development of Higher States of Consciousness." New York: Delacorte Press.

Cheek, D. (1976). "Short-term hypnotherapy for fragility using exploration of early life attitudes." The American Journal of Clinical Hypnosis, 18, 75-82.

Davidson, RJ, Ekman, P., Saron, CD, Senulis, JA, & Friesen, WV (1990). "Approach-withdrawal and cerebral asymmetry: Emotional expression and brain physiology." Journal of Personality and Social Psychology, 58, 330-341.

Deikman, A. (1969). "De-automatization and the mystic experience." In CT Tart (Ed.), Altered States of Consciousness. New York: John Wiley & Sons. New York: John Wiley & Sons.

Deikman, A. (1971). "Bimodal consciousness." Archives of General Psychiatry, 25, 481-489.

Donker, DNJ, Nijo, L., Storm Van Leeuwen, W. & Wienke, G. (1978). "Interhemispheric relationships of responses to sine wave modulated light in normal subjects and patients." Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, 44, 479-489.

Evans, FJ, Gustafson, LA, O'Connell, DN, Orne, MT & Shor, RE (1966). "Response during sleep with intervening waking amnesia." Science, 152, 666-667.

Evans, FJ, Gustafson, LA, O'Connell, DN, Orne, MT & Shor, RE (1970). "Verbally-induced behavioral response during sleep." Journal of Nervous and Mental Disease, 1, 1-26.

Evans, C. & Richardson, PH (1988) "Improved recovery and reduced postoperative stay after therapeutic suggestions during general anaesthetic." Lancet, 2, 491.

Felipe, A. (1965). "Attitude change during interrupted sleep." Unpublished doctoral dissertation. Dissertação de doutoramento não publicada. Yale University.

Foster, DS (1990) "EEG and subjective correlates of alpha frequency binaural beats stimulation combined with alpha biofeedback." Ann Arbor, MI: UMI, Order No. 9025506.

Foulkes, D. & Vogel, G. (1964). "Mental activity at sleep-onset." Journal of Abnormal Psychology, 70, 231-243.

Glicksohn, J. (1986). "Photic driving and altered states of consciousness: An exploratory study." Imagination, Cognition and Personality, 6, 167-182.

Green, EE, Green, AM (1971). "On the meaning of the transpersonal: Some metaphysical perspectives." Journal of Transpersonal Psychology, 3, 27-46.

Green, EE, & Green, AM (1986). "Biofeedback and States of Consciousness." In BB Wolman & M. Ullman (Eds.). Handbook of States of Consciousness. New York: Van Nostrand Reinhold.

Harding, GF & Dimitrakoudi, M. (1977). "The visual evoked potential in photosensitive epilepsy." In JE Desmedt (Ed.), Visual Evoked Potentials in Man: New Developments. Oxford: Clarendon. Oxford: Clarendon.

Henriques, JB & Davidson, RJ (1990). "Regional brain electrical asymmetries discriminate between previously depressed and healthy control subjects." Journal of Abnormal Psychology, 99, 22-31.

Hoovey, ZB, Heinemann, U. & Creutzfeldt, OD (1972). "Inter-hemispheric 'synchrony' of alpha waves." Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, 32, 337-347.

Hutchison, M. (1986). Megabrain. New York: Beech Tree Books. William Morrow.

Hutchison, M. (1990). Hutchison, M. (1990). "Special issue on sound/light." "A edição especial de som / luz." Megabrain Report: Vol 1, No. 2. Megabrain Relatório: Vol. 1, No. 2.

Iamblichus. Jâmblico. "The epistle of Porphyry to the Egyptian Anebo." "A carta de Porfírio a Anebo egípcio." In Iamblichus on the Mysteries of the Egyptians, Chaldeans, and Assyrians. Em Jâmblico sobre os Mistérios dos egípcios, caldeus e assírios. Trans. Trans. by Taylor, T. London: B. Dobell, and Reeves & Turner, 1895. por Taylor, T. Londres: Dobell B., e Reeves & Turner, 1895.

Janet, P. (1889). Janet, P. (1889). L'Automatisme Psychologique. L'Psychologique Automatisme. Paris: Alcan. Paris: Alcan.

Koestler, A. (1981). Koestler, A. (1981). The Act of Creation. O ato de criação. London: Pan Books. Londres: Pan Books.

Kooi, KA (1971). Kooi, KA (1971). Fundamentals of Electroencephalography. Fundamentos da eletroencefalografia. New York: Harper & Row. New York: Harper & Row.

Kubie, L. (1943). Kubie, L. (1943). "The use of induced hypnagogic reveries in the recovery of repressed amnesic data." "O uso de indução de devaneios hipnagógicas na recuperação de dados amnésico reprimida." Bull. Bull. Menninger Clinic, 7, 172-182. Menninger Clinic, 7, 172-182.

Lankton, SR, & Lankton, CH (1983). Lankton, SR & Lankton, CH (1983). The Answer Within: A Clinical Framework of Ericksonian Hypnotherapy. A resposta dentro: um quadro clínico de Hipnoterapia Ericksoniana. New York: Bruner/Mazel. New York: Bruner / Mazel.

Leman, K. & Carlson, R. (1989). Leman, K. & Carlson, R. (1989). Unlocking the Secrets of Your Childhood Memories. Desbloquear o Segredos de suas memórias de infância. Nashville: Thomas Nelson. Nashville: Thomas Nelson.

Lilly, JC (1972)). Lilly, JC (1972)). Programming and Metaprogramming in the Human Biocomputer. Programação e Metaprogramação na biocomputador Humanos. New York: Julian. New York: Julian.

Lubar, JF (1989). Lubar, JF (1989). "Electroencephalographic biofeedback and neurological applications." "Electroencephalographic aplicações biofeedback e neurológicos." In JV Basmajian (Ed.), Biofeedback: Principles and Practice, New York: Williams & Wilkins. Em Basmajian JV (Ed.), Biofeedback: Princípios e Práticas, New York: Williams & Wilkins.

Mavromatis, A. Hypnagogia: The Unique State of Consciousness Between Wakefulness and Sleep. Mavromatis, Hypnagogia A.: O estado de consciência entre a vigília eo sono. New York: Routledge & Kegan Paul, 1987. New York: Routledge & Kegan Paul, 1987.

Miller, EE (1987). Miller, EE (1987). Software for the Mind: How to program Your Mind for Optimum Health and Performance. Software para a mente: Como programar sua mente para Optimum Saúde e Performance. Berkeley, CA: Celestial Arts. Berkeley, CA: Artes Celestial.

Moscu, KI & Vranceanu, M. (1970). Moscovo, KI & Vranceanu, M. (1970). "Quelques resultats concernant l'action differentielle des mots affectogenes et nonaffectogenes pendant le somneil naturel." "Quelques resultats concernant l'action des mots differentielle nonaffectogenes affectogenes et pendant le naturel somneil". In M. Bertini (Ed.), Psicofisiologia del Sonno e del Sogno. Em Bertini M. (Ed.), Psicofisiologia e Sonno del del Sogno. Milan: Editrice Vita e Pensiero. Milano: Vita e Pensiero Editrice.

Moses, RA (1970). Moisés, RA (1970). Adler's Physiology of the Eye: Clinical Applications. Adler's Fisiologia do Olho: Aplicações Clínicas. St. Louis: Mosby. St. Louis: Mosby.

Nemiah, JC (1984). Nemiah, JC (1984). The unconscious and psychopathology. O inconsciente ea psicopatologia. In S., & Meichenbaum, D. New York: John WIley & Sons, pp. 49-87. Em S., & Meichenbaum, D. Nova York: John Wiley & Sons, pp 49-87.

Oster, G. (1973). Oster, G. (1973). "Auditory beats in the brain." "Auditiva bate no cérebro." Scientific American, 229, 94-102. Scientific American, 229, 94-102.

Peniston, EG & Kulkowski, PJ (1989). Peniston, EG & Kulkowski, PJ (1989). "Alpha-Theta brainwave training and B-endorphin levels in alcoholics." "Alfa-Teta formação de ondas cerebrais e os níveis de B-endorfina em alcoólatras." Alcoholism, 13, 271-279. Alcoolismo, 13, 271-279.

Richardson, A. & McAndres, F. (1990) "The effects of photic stimulation and private self-consciousness on the complexity of visual imagination imagery." Rocha, A. & McAndres, F. (1990) "Os efeitos da estimulação fótica e privadas auto-consciência da complexidade das imagens imaginação visual". British Journal of Psychology, 81, 381-394. British Journal of Psychology, 81, 381-394.

Rossi, EL (1986). Rossi, EL (1986). The Psychobiology of Mind-Body Healing. A Psicobiologia da Cura Mente-Corpo. New York: WW Norton. New York: WW Norton.

Rubin, F. (1968). Rubin, F. (1968). (Ed.), Current Research in Hypnopaedia. (Ed.), Investigação em Hypnopaedia atual. London: MacDonald. London: MacDonald.

Rubin, F. (1970). Rubin, F. (1970). "Learning and sleep." "Aprender e dormir." Nature, 226, 447. Nature, 226, 447.

Schacter, DL (1977). Schacter, DL (1977). "EEG theta waves and psychological phenomena: A review and analysis." "Ondas theta EEG e fenómenos psicológicos:. A revisão e análise" Psychology, 5, 47-82. Psicologia, 5, 47-82.

Schultz, J. & Luthe, W. (1959). Schultz, J. & Luthe, W. (1959). Autogenic Training: A Psychophysiological Approach in Psychotherapy. Treinamento Autógeno: Uma Abordagem psicofisiológica em Psicoterapia. New York: Grune & Stratton. New York: Grune & Stratton.

Sittenfeld, P., Budzynski, T. & Stoyva, J. (1976). Sittenfeld, P., T. Budzynski & Stoyva, J. (1976). "Differential shaping of EEG Theta rhythms." "Diferencial formação de ritmos do EEG Theta". Biofeedback and Self-Regulation, 1, 31-45. Biofeedback e auto-regulação, 1, 31-45.

Stoyva, JM (1973), "Biofeedback techniques and the conditions for hallucinatory activity" In McGulgan, FJ and Schoonover, R. (Eds), The Psychophysiology of Thinking. Stoyva, JM (1973), "Técnicas de Biofeedback e as condições para a atividade alucinatória" Em McGulgan, FJ e Schoonover, R. (Eds), A Psicofisiologia do Pensamento. New York: Academic Press. New York: Academic Press.

Svyandoshch, A. (1968). Svyandoshch, A. (1968). "The assimilation and memorization of speech during natural sleep." "A assimilação e memorização da fala durante o sono natural." In F. Rubin (Ed.), Current Research in Hypnopaedia. Em F. Rubin (Ed.), Investigação em Hypnopaedia atual. London: MacDonald. London: MacDonald.

Swedenborg, E. Rational Psychology. Swedenborg, E. Psicologia Racional. Philadelphia: Swedenborg Scientific Association, 1950. Philadelphia: Associação Científica Swedenborg, 1950.

Tomarken, AJ, Davidson, RJ, & Henriques, JB (1990). Tomarken, AJ, Davidson, RJ, & Henriques, JB (1990). "Resting frontal brain asymmetry predicts affective responses to films." "Descansar assimetria cerebral frontal prevê as respostas afetivas para os filmes." Journal of Personality and Social Psychology, 59, 791-801. Revista de Psicologia da Personalidade e Social, 59, 791-801.

Townsend, RE (1973). Townsend, RE (1973). "A device for generation and presentation of modulated light stimuli." "Um dispositivo para a geração e apresentação dos estímulos modulados de luz." Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, 34, 97-99. Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, 34, 97-99.

Tucker, DM (1981). Tucker, DM (1981). "Lateral brain function, emotion, and conceptualization." "Conceituação Lateral função do cérebro, emoção e". Psychological Bulletin, 89, 19-46. Psychological Bulletin, 89, 19-46.

Van der Tweel, LH & Verduyn Lunel, HFE (1965). "Human visual responses to sinusoidally modulated light." Electroencephalography and Clinical Neurology, 18, 587-598.

Van Dusen, W. (1975). The Presence of Other Worlds. London: Wildwood House.

Walter, VJ & Walter, WG (1949). "The central effects of rhythmic sensory stimulation." Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, 1, 57-86.

Wickramasekera, IE (1988). Clinical Behavioral Medicine: Some Concepts and Procedures. New York: Plenum Press. New York: Plenum Press.
Share this article :

0 comentários:

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Receba novos artigos por Email

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)