"O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus" (1 Coríntios 11,v. 7.)
"O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão. Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Como poderia a expressão "não deve cobrir" significar que ele não deve deixar o cabelo crescer como o de uma mulher quando estiver orando? As palavras deste versículo expressam ação ou ausência de ação no momento da oração. Trata-se de algo que ele não deve fazer quando estiver orando. Ele pode cobrir a sua cabeça em outras ocasiões, mas estas instruções referem-se ao momento em que ele "ora ou profetiza".
Como poderia alguém pensar diferente? No caso do homem o seu cabelo não é a cobertura a que o texto se refere; ele não deve colocar um chapéu ou outra cobertura sobre sua cabeça nesse momento específico.
Repare outra vez no sexto versículo: fazer do cabelo da mulher a sua cobertura, ao invés de um véu, chapéu ou outro objeto, seria algo estranho. Tal raciocínio faria aquele versículo significar que se uma mulher não tivesse nenhum cabelo sobre sua cabeça, então seu cabelo deveria ser cortado - uma impossibilidade óbvia! A tentar buscar provar que o cabelo da mulher é sua cobertura deveria ficar evidente. No versículo 15 lemos "em lugar de véu". Seu cabelo longo simplesmente marcou, na natureza, um lugar mais recatado, um lugar de sujeição.
O versículo 16 dá força às instruções divinas. O que era válido para a assembléia em Corinto valia também para todas as assembléias; não era para ser deixado aberto às opiniões individuais, nem tampouco às decisões locais. E não havia espaço para ninguém contender - simplesmente não havia permissão para nenhum outro costume ou prática. O assunto estava encerrado, e não aberto à discussão.
1 Coríntios 11
1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
No versículo um Paulo pede para ser imitado, logo ele teria que estar fazendo o que pediu aos moradores de Corinto na Grécia, Atena.
No versículo 2 Paulo elogia e diz que deixou um ensinamento e que alguns estavam fazendo como ele deixou para ser cumprido.
No versículo 3 Paulo diz que Cristo é a cabeça do Homem e que Deus é a cabeça de Cristo, referindo se a ser cabeça como superioridade.
Deus é a cabeça(Superior) de Cristo, Cristo e a cabeça (Superior) do homem.
Logo quem desonra a Deus desonra a Cristo
O versículo 4 é tão claro que não precisaria nem de comentário.
4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça (Cristo, Deus).
Todo homem inclui, Bispos, Apóstolos, e por ai vai.
Lembre-se que Paulo pede para ser imitado.
Por Daniel Alves Pena
0 comentários:
Postar um comentário