"Costumes existem para satisfazer necessidades sociais e políticas de um determinado período, tradição é um conjunto maior que pertence à cultura de um povo, conjunto este que somente se mantém e se preserva quando há um valor universal contido nele"
A tradição não evolui. As espécies evoluem. Por processos ditados pela natureza. Uma tradição não é um organismo. A tradição não mudou, foram os hábitos e costumes das pessoas que são membros ou sacerdotes das mesmas que mudaram.
Tradição (do latim: traditio, tradere = entregar ou "passar adiante"), é a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento.Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.
Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura específica. [Wikipédia]
Costuma-se comparar a escravidão ou outro exemplo de costume que tem em uma sociedade, antiga ou moderna, que são mantidos em nome da tradição. Costumes existem para satisfazer necessidades sociais e políticas de um determinado período, tradição é um conjunto maior que pertence à cultura de um povo, conjunto este que somente se mantém e se preserva quando há um valor universal contido nele.
Os jovens de hoje confundem costumes com hábitos que aparecem com a moda de
hoje e em nome dessa boa nova, trazem essas "boas novas" para dentro
das Igreja e com isso o que é moda passa a ser costume e como toda moda passa,
os costumes também passaram por estarem embasados no modismo e não em herança
dos velhos sábios que hoje são desprezados por não saberem como lidar com
essa diferença cada vez mais gritante no meio da Igreja.
A evolução "criou" o gato doméstico. Eu imagino o que o tigre pensa dessa evolução.
Um dia não haverá mais tigres, porque nós tiraremos todo o habitat deles.
Um dia em um culto alguém irá estranhar a presença de um tradicionalista.
Substitua essa tradição por outra e nos tornamos dinossauros ou peças de museu porque os ecléticos se multiplicam rapidamente e poucos tradicionalistas escolhem mostrar a cara e se juntar a nós novamente.
Portanto, eu acho que mudanças às vezes acontecem por uma falha no esforço, trabalho negligente e o desenvolvimento de hábitos que não são consistentes como o que veio anteriormente.
Para corroborar com minhas falas deixo alguns versos da Torá.
II Crônicas 10:4-19
4 Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 E ele lhes disse: Daqui a três dias voltai a mim. Então o povo se foi.
6 E tomou Rehovam conselho com os anciãos, que estiveram perante Shlomom seu pai, enquanto viveu, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se te fizeres benigno e afável para com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram; e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com ele, e estavam perante ele.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós, que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens, que com ele haviam crescido, lhe falaram, dizendo: Assim dirás a este povo, que te falou: Teu pai agravou o nosso jugo, tu porém alivia-nos; assim, pois, lhe falarás: O meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
12 Veio, pois, Yeroboham, e todo o povo, ao terceiro dia, a Rehovam, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13 E o rei lhes respondeu asperamente; porque o rei Rehovam deixara o conselho dos anciãos.
14 E falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu o aumentarei mais; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
15 Assim o rei não deu ouvidos ao povo, porque esta mudança vinha de Elohím, para que o YE’CHUA יהרה confirmasse a sua palavra, a qual falara pelo ministério de Ahíyahu, o
silonita, a Yeroboham, filho de Nebate.
16 Vendo, pois, todo o Ysrael, que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Já não temos herança no filho de
Yischay. Cada um à sua tenda, ó Ysrael! Olha agora pela tua casa, ó Davi. Assim todo o Ysrael se foi para as suas tendas.
17 Porém, quanto aos filhos de Ysrael, que habitavam nas cidades de Yehudá, sobre eles reinou
Rehovam.
18 Então o rei Rehovam enviou a Hadorão, que tinha cargo dos tributos; porém os filhos de Ysrael o apedrejaram, e ele morreu. Então o rei Rehovam se esforçou para subir ao seu carro, e fugiu para
Yerushalaim.
19 Assim se rebelaram os Ysraelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.
(fonte do texto bíblico - AQUI)
0 comentários:
Postar um comentário