Quanto tempo Noé levou para construir a arca - Daniel Alves Pena

Guia do Pregador - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » » Quanto tempo Noé levou para construir a arca

Quanto tempo Noé levou para construir a arca

Postado por instrutordanielpena em domingo, 22 de dezembro de 2013 | 19:01



Bereshit (Gênesis) capítulo 6
"1  E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2  Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3  Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4  Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5  E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6  Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7  E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8  Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
9  Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
10  E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11  A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Deus anuncia o dilúvio a Noé
13  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14  Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume."

A bíblia nos da como base quantos anos Noé tinha quando teve seus primeiros filhos.

- Gênesis 5.32
“32  E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé."

A bíblia nos da como base quantos anos Noé tinha quando entrou na arca.

- Gênesis 7.6
“E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.”
De 500 a 600 já temos provas de que 100 anos ele levou na construção da arca.

Ainda falta provar os 20 restante.

Vou tentar responder de uma forma bem simples
Ao lermos a citação bíblica em Bereshit (Gênesis) 6.3, deparamos com a seguinte afirmação: “Então disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”.

Cento e vinte anos não é a duração dos homens em forma de idade após o dilúvio para a vida do homem.
No entanto, se meditarmos sobre o versículo supracitado, chegaremos à conclusão de que a palavra homem foi tomada como um coletivo generalizado de toda a raça humana.

O que Elohim (Deus) estava dizendo era: De hoje a 120 anos eu destruirei o homem da face da terra. Em outras palavras, porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Elohim (Deus) estabeleceu o dia do fim do homem na face da terra.

Entendo, portanto, que os 120 anos equivalem à duração daquela dispensação antediluviana, após o julgamento divino.
Ou seja, ( porém os seus dias serão cento e vinte anos) esse foi o tempo preestabelecido pelo Eterno para o arrependimento.

Prova de que os 120 anos não seriam o prazo máximo como idade estabelecida para se viver na terra:

Prova 1 - Bereshit (Gênesis) 25.7  Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.

Prova 2 - Bereshit (Gênesis) 35.28  E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
29  E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Prova 3 - Bereshit (Gênesis) 47-28  E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.

Se o que o Eterno disse em Bereshit (Gênesis) 6-3  "Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." fosse relativo a idade, o que o Eterno disse não se cumpriu, o que seria ilógico.


Noé tinha 448 anos quando o Eterno o chamou para construir a arca.

“Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Por Daniel Alves Pena



Share this article :

3 comentários:

Leonidas Gomes disse...

Ola Daniel, é impossivel que Noe tenha gastado todos esses anos e eu vou mostrar porque. Quanto a Genesis 6:3 "...os seus dias serao 120 anos" se refere sim a longevidade do homem apos o diluvio. Claro que no tempo historico (sou academico em historia) uma mudanca nao ocorre instantaneamente e como Genesis é um livro historico devemos usa-lo dessa forma quanto ao tempo. Analise a genealogia de Adao no capitulo 5:1-32 e compare com a de Sem que foi obviamente apos o diluvio no capitulo 11:10-32, enquanto antes do diluvio as pessoas viviam 800 ou 900 anos, apos ele as pessoas no inicio ja diminuiram 300 anos (11:10 e 11) e posteriormente a profecia ja estava totalmente cumprida ( Jose:110 anos, Moises e Arao: 120, Josue:110, entre outros), hoje custam a chegar a isso. Genesis 5:32 na traducao ou versao que voce citou diz que Noé ja tunha gerado os srus filhos tendo 500 anos, porem, na ARA, ARC, ARContporanea(Thompson) e a catolica traducao da vulgata por pd Matos Soares dizem que com 500 anos ele gerou, ou seja, nos anos 500, quando dizemos que algo aconteceu na decada de 80 ou nos anos 80 esta dizendo que foi antes ou depois de 1980? Logico que foi depois. A NTLH diz claramente que Noé gerou depois de 500 anos, apenas a NVI e a VIVA das 7 traducoes/versoes que tenho aqui em casa diz que foi antes, porem, para confirmar que as 5 estao certas e as 2 estao erradas podemos conferir nas 7. Vejamos que em Genesis 7:6 diz que na ocasiao do diluvio Noé tinha 600 anos e em Genesis 11:10 diz que o seu filho mais velho Sem tinha 98 anos, entao quando Sem nasceu Noe tinha 502 anos e se em Genesis 5:18 indica que nochamado de Deus a Noe todos os seus filhos ja eram casados fica ainda mais evidente.

DINEI FAVERSANI & MARILÉIA APARECIDA FORNITANI FAVERSANI disse...

Boa noite abençoados!
Entendo, com todo o respeito e carinho, que não foi 120 anos o período gasto na construção da Arca, posto que, conforme vemos em Gn 11:10, o filho mais velho de Noé, Sem, tinha por ocasião do dilúvio 98 anos. Outrossim, e em Gn 6:18 Deus determina para que Nóe entre na Arca com sua esposa, filhos e noras, e Gn 5:32, Nóe tinha 500 anos quando gerou os três filhos, sendo Sem o mais velho. Portanto, a construção deu-se no período de 500 a 600 anos da idade de Noé, ressaltando que seus filhos devem ter contribuido na construção, e se Sem tinha 98 anos por ocasião do dilúvio, logo, a duração da construção é inferior a 100 anos. Entretanto, como a Bíblia nada diz a respeito, fica impossível determinar um período exato da construção. Com referência aos 120 anos, é de notar que os filhos e netos de Noé viveram após o dilúvio acima dos 120 anos de que trata Gn 6:3.
A PAZ DO SENHOR!
DINEI FAVERSANI

DINEI FAVERSANI & MARILÉIA APARECIDA FORNITANI FAVERSANI disse...

Boa noite Leonidas, entendo que estamos falando a mesma coisa, ou seja, concordo plenamente com a sua posição, assim, a construção foi inferior a 100 anos, e partindo da premissa que os filhos de Noé contribuiu com a construção, entendo que a construção foi inferior a 70 anos. A Biblia na Linguagem de Hoje diz que após os 500 anos, Noé teve os filhos, e realmente quando tinha 502 anos, gerou Sem. Mas continuo a afirmar que a Biblia não faz referência ao tempo exato gasto na construção, logo, ficamos no campo da especulação, mas diante do que expus, é inferior a 100 anos.
Grande abraço.
A PAZ DO SENHOR!
Dinei Faversani

ACEITAMOS DOAÇÕES

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)