O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico. Isso pode parecer
estranho, pois Rosh Hashaná, o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de
Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano,
para enfatizar a importância histórica da libertação do Egito, que
aconteceu no décimo quinto dia daquele mês, e que assinalou o nascimento
de nossa nação.
Entretanto,
de acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou mais
exatamente, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de
Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o
ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Há
doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico
tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan.
Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea
disse: "D'us julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom
HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz,
simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão.
Similarmente, cada mês do calendário judaico tem seu signo no Zodíaco
(em hebraico mazal). O mazal de Tishrei é a Balança. Este é o símbolo do
Dia do Julgamento, quando D'us pesa as boas e as más ações do ser
humano.
Embora
cada Lua Nova seja anunciada e abençoada na sinagoga no Shabat que a
precede, a Lua Nova de Tishrei não é anunciada nem abençoada, pois o
próprio D'us a abençoa. O aspecto místico de Rosh Hashaná é indicado nas
Escrituras: "Soe o shofar na Lua Nova, em ocultamento do dia de nossa
festa."
Satan,
o Acusador, não deve perceber a chegada de Rosh Hashaná, o Dia do
Julgamento. Esta é também uma das razões pelas quais a Lua Nova não é
mencionada nas preces de Rosh Hashaná. É também um dos motivos pelos
quais a primeira porção do livro Bereshit da Torá não é lida em Rosh
Hashaná, embora seja apropriado lê-la, pois Rosh Hashaná é o aniversário
do Homem, quando Adam foi criado.
O
primeiro dia de Tishrei, que é o primeiro dia de Rosh Hashaná, jamais
pode cair num domingo, quarta ou sexta-feira. Historicamente,
entretanto, o primeiro Rosh Hashaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da
Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos campos e das selvas, e
todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim,
quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.
Nossos sábios viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do
bom anfitrião que, antes de convidar um hóspede de honra, coloca a casa
em ordem, prepara as lâmpadas mais brilhantes, uma refeição deliciosa,
etc., para que seu convidado encontre tudo preparado. Mas também vêem
nisto uma profunda lição: se o homem é merecedor, é tratado como um
convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe: "Não fique orgulhoso de
si mesmo; até um inseto foi criado antes de você!"
Costumes da Festividade
Reza
-Judeus religiosos participam dos serviços prolongados nas sinagogas, e
repetem rezas especiais e músicas litúrgicas que variam de um grupo
étnico para outro.
Slichot – Rezas especiais de penitência – Durante a semana (ou mês, dependendo do grupo étnico) antes de Rosh Hashaná existem 3 rezas especiais de “slichot”, que pedem por perdão e expressam remorso e arrependimento.
O toque do shofar (chifre de carneiro) -
Em Rosh Hashaná 100(ou 101, dependendo da tradição étnica) toques do
shofar são ouvidos nas sinagogas em grupos de um, três e nove sopros. O
toque do shofar tem a intenção de simbolizar a soberania de Deus sobre o
mundo, relembrar os Judeus sobre os dez mandamentos dados no Monte
Sinai, da devoção de Abraão e Isaac a Deus, despertar as pessoas para o
arrependimento e anunciar o Dia do Julgamento e da chegada do
Messias.Quando o primeiro dia de Rosh Hashaná é no Shabat, o shofar é
tocado somente no segundo dia.
Maçã e mel – Na refeição da noite de Rosh Hashaná é costumeiro comer uma maçã mergulhada no mel entre outros pratos doces para simbolizar um ano novo doce.
Tashlich
– Na tarde de Rosh Hashaná é costumeiro andar até um rio ou margem de
um lago ou a qualquer outro local de água aberto, sacudir os bolsos e
simbolicamente arremessar seus pecados para dentro da
água, Se você vier a Israel neste período, vale a pena ir ver os Judeus
realizando este costume.Quando o primeiro dia de Rosh Hashaná coincide
com o Shabat, o Tashlich é feito no segundo dia.
Cumprimentos de Ano Novo – Até alguns anos atrás, Judeus em Israel (e arredor do mundo) costumavam
mandar cartões de “Shaná Tová” a seus amigos e parentes desejando a
eles saúde, felicidades e prosperidade no ano vindouro. Hoje em dia este
costume quase desapareceu uma vez que a maioria prefere usar o telefone
ou mandar um e-mail. De um jeito ou de outro, é costumeiro, os Judeus
desejarem a todos que encontram durante o período de Ano Novo um “Shaná
Tová” – bom ano novo.
Refeições da Festividade – Até mesmo os Judeus laicos que não vão às sinagogas tem uma refeição festiva na noite de Rosh Hashaná, com um bom vinho, maçã mergulhada
em mel e outros pratos doces. É costumeiro comer romãs, como símbolo de
um ano fértil, a cabeça de um peixe, simbolizando o desejo de manter–se
à frente e outras comidas simbólicas.
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