Nepotismo – Missionário ou Missionária! - Daniel Alves Pena

Guia do Pregador - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » » Nepotismo – Missionário ou Missionária!

Nepotismo – Missionário ou Missionária!

Postado por instrutordanielpena em sábado, 12 de junho de 2010 | 19:21


Nos dias de hoje já virou moda em alguns meios evangélicos a figura da missionária ou missionário.
Uma "missionária" que apenas tem o nome, mas que na realidade e o meio utilizado para tentar justificar a existência de mulheres que querem uma forma de ter autoridade diante dos membros de certas igrejas.
Normalmente é intitulada missionária a esposa do pastor ou parentes próximos como mãe ou irmã do mesmo.
Esses tais vivem uma vida "missionária" apenas de casa para a igreja da igreja para casa ou visitando igrejas no mesmo bairro.

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes (particularmente com o cardeal-sobrinho - (em latim: cardinalis nepos; em italiano: cardinale nipote), mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar.
Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio indivíduo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver.
Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, 3 de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.

Agindo assim muitos "Lideres" tem elegido, consagrado, nomeado, apadrinhado, homens e mulheres que  em sua maioria não tem a mínima noção do que é ser verdadeiramente missionário ou missionária.
Eles tomam posse no nome, mas não desenvolvem missões.
Em sua maioria são pregadores itinerantes que vivem sem raiz (igreja fixa) e não querem estar debaixo do cajado de um pastor por se acharem como tal.
Em outros casos são parentes que recebem  o nome de missionária ou missionário, mas apenas freguentam os cultos na igreja sede sem apoiar nenhum tipo de programação ou evento realizado pela igreja local, escola bíblica, congregações, culto de oração etc.

Vamos agora entender o que é ser missionária ou missionário.

Diz-se um missionário alguém que tem por função a pregação religiosa em locais onde sua religião ainda não foi difundida, realiza trabalho de promoção social ou em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião. É uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do plantador de igrejas; Muitos confundem missões com atividades em regiões internacionais, porém, as missões podem ser locais, regionais, estaduais, nacionais, internacionais, mundiais, enfim, tudo vai do desprendimento do missionário.
  • Conhecimento,no mínimo básico, da Bíblia e ou, muito amor ao próximo.
  • boa saúde
  • preparação para a vida no local, relativamente à realidade cultura da sociedade
  • conhecimento da língua ou a disponibilidade para a aprender
  • conhecimento dos objetivos e características do trabalho
  • preparação para a reintegração na sociedade de origem após um afastamento prolongado

É considerado missionário:
  • Aquele que envia (até mesmo aquele que sustenta financeiramente uma missão)
  • Aquele que é enviado
  • Aquele que ora pelo bom êxito da missão
  • Aquele que esta preparado para cumprir qualquer missão em que for designado por seu líder, pastor, agência, etc.

Oremos pelos verdadeiros missionários e missionárias, pois é um campo muito difícil e muito importante no ide que temos que fazer.

Abraço especial ao Pastor Adriano Moreira que terá uma árdua missão na direção do departamento missionário da APOIORT.
Salmos 2:8 - Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.
JUMAPOIORT

Por /  Daniel Alves Pena

Share this article :

5 comentários:

Luiz Fernando Maximo Silverio disse...

Saudações,

Louvo ao Deus Todo Podereso pois ele ha de sustentar todos aqueles que estão no campo missionario espalhando a boa semente da palavra.
Certamente o Senhor sustentara a JUMAPOIORT.

jorge luiz disse...

embora muitos o chamem de missionários ou missionárias,está escrito que;felipe pregava o evangelho em varios lugares.com a morte de estevão o cristianismo foi obrigado a se espalhar por varios lugares da terra como está em atos dos apóstolos,pois Deus não queria que ficasse só em Jerusalém,dai o nome(titulo)que deram a felipe Evangelista.Serto é que o homem tem a necessidade de inventar titulos aos homens;não tem missionário ou missionária o serto é evangelista.

jorge luiz disse...

Certo é que a jumapoiort,irá crescer muito pois DEUS estará enviando homens e mulheres com sede de evangelizar por todo esse Brasil e exterior,e com toda certesa todos que forem para o campo de missão Deus os sustentará.

eliane polo disse...

Não concordo com a palavra, é certo que um missionário viaje bastante. Fui consagra a amissionária e não tenho parentes no ministério.Depois de consagrada a missionária não viajei para lugar nenhum, fiquei sete anos, assim. Só fazendo evangelismo no bairro dando assistência em minha igreja, fazendo visitas nos lares. etc. Tudo que se faz em missões.Depois de sete anos , passei a ser chamada por algumas irmãs de missionária de banco.Comecei a chorar ,pois, não preciso de título, para fazer nada pra Deus, Deus me abriu as portas e inciei a viagens para o interior do RJ e sul de minas. Quem ria de mim , não ria mais.Hoje tenho sido impedida das viagens pois, estou no ministério de ensino e coordeno um seminário. Mas, não deixei de ser missionária e quando puder. Irei voltar ao evangelismo.Não concordo que só por ser mulher, somos descriminadas por termos posição na igreja. E aprendi que missões inicia em Jesuralém, primeiro na minha casa depois o campo.A igreja não é maxista e nem Deus pois ele é quem chama e capacita.

Daniel Alves Pena disse...

Minha amada irmã Eliane, acho que você não interpretou exegeticamente o texto.
Observe esse conteúdo extraído do texto que foi lido no artigo acima:

Vamos agora entender o que é ser missionária ou missionário.
Diz-se um missionário alguém que tem por função a pregação religiosa em locais ONDE SUA RELIGIÃO AINDA NÃO FOI DIFUNDIDA, realiza trabalho de promoção social ou em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião. É uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do plantador de igrejas; Muitos confundem missões com atividades em regiões internacionais, porém, as missões podem ser locais, regionais, estaduais, nacionais, internacionais, mundiais, enfim, tudo vai do desprendimento do missionário.
Minha critica não é a missionária ou ao missionário e sim pessoas que usam no titulo, pelo que vejo não é o seu caso.
Você disse que "Depois de consagrada a missionária não viajei para lugar nenhum", na realidade você não precisaria ser consagrada e sim inserida em um departamento de missões seja ela Internacional, Nacional ou até mesmo em sua Cidade.
Se a pessoa que te consagrou não entendeu que não adinata consagrar sem assitir e dar condições financeiras e assistencial para o desenvolvimento de missões não fique triste co isso, pois quem não entendeu a proposta de missão descrito na biblia não foi vocÊ e sim que te consagrou.
Para se ter missões precisa-se de planejamento e objetivo.
Pregar o evangelho e assistir as pessoas necessitadas e trabalho de qualquer cristão que se preza.

Se queres realmente fazer missões, filie-se a uma junta de missões e trabalhe em sua cidade não pelo título, mas pela Obra do Senhor.
O cristianismo precisa de pessoas como você que querem trabalhar e a vocÊ eu parabenizo pela abnegação, mas aos que usam o titulo apenas eu não os considero como sendo missionários ou missionárias.
A questão do meu artigo é clara quando no conteúdo que diz:
"Esses tais vivem uma vida “missionária” apenas de casa para a igreja da igreja para casa ou visitando igrejas no mesmo bairro."

ACEITAMOS DOAÇÕES

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)