Falando sobre Heresia
Heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais da tradução bíblica. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos – tal como a idéia de que Cristo é divino. A palavra grega (hairesis), que literalmente significa “escolha”, é usada no Novo Testamento para designar uma seita ou facção, Por exemplo, os saduceus eram uma seita dentro do Judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (15:5).
”E, levantando-se o sumo
sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus),
encheram-se de inveja,” (Atos 5:17),
“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido,
se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem
a lei de Moisés.”
(Atos 15:5)
Quando
inicialmente muitos judeus creram que Jesus de Nazaré era o Messias, eram
conhecidos como “a seita dos Nazarenos” (24:5). Em cada um desses versos, a
palavra hairesis não é usada para
insultar – ela significa meramente uma seita, um pequeno grupo dissidente que
se separou do Judaísmo.
Após o crescimento da igreja e seu desenvolvimento todos
que se separavam dos demais por dissidências passavam a ser chamados de
hereges.
Ou seja, uma seita que possuía opiniões e princípios contrários ao evangelho e os ensinamentos apostólicos.
Ou seja, uma seita que possuía opiniões e princípios contrários ao evangelho e os ensinamentos apostólicos.
Sabiamente Paulo escreve à igreja em Corinto que seitas
deveriam se desenvolver entre eles como uma forma de separar o falso do
verdadeiro (I Coríntios 11:19).
”E até importa que haja
entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.”
Grego: αιρεσις [hairesis] (Substantivo feminino). Escolha,
eleição, preferência [inclinação] por uma opinião ou doutrina, ou escola
filosófica, teológica ou política. Por extensão, "partido" ou
"facção". (Do significado original ["eleição",
"seleção"], passou a significar "o que é escolhido",
"opinião"; e posteriormente chegou a significar um grupo de pessoas
que mantinham uma opinião particular, uma seita, uma facção).
Desta palavra deriva "heresia", palavra que originalmente não tinha o sentido pejorativo que posteriormente lhe foi dado pelas autoridades eclesiásticas.
Desta palavra deriva "heresia", palavra que originalmente não tinha o sentido pejorativo que posteriormente lhe foi dado pelas autoridades eclesiásticas.
αιρεσις [hairesis] aparece 9 vezes no NT:
- facção 1
- heresia
1
- partido
1
- seita 6
(1) Atos 5: 17
"Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja". - αιρεσις [hairesis] Nom. sing.
(2) Atos 15: 5
"Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés" - των απο της αιρεσεως [tôn apo tês haireseôs] Gen. sing.
(3) Atos 24: 5
"Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos". - της αιρεσεως [tês haireseôs] Gen. sing.
(4) Atos 24: 14
"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas". - αιρεσιν [hairesin] Acus. sing.
(5) Atos 26: 5
"pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião". - την αιρεσιν [tên hairesin] Acus. sing.
(6) Atos 28: 22
"Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada". - της αιρεσεως ταυτης [tês haireseôs tautês] Gen. sing. Lit: "da seita esta".
(7) 1 Coríntios 11: 19
"Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.
(8) Gálatas 5: 20
"idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.
(9) 2 Pedro 2: 1
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". - αιρεσεις [haireseis] Acus. pl.
(1) Atos 5: 17
"Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja". - αιρεσις [hairesis] Nom. sing.
(2) Atos 15: 5
"Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés" - των απο της αιρεσεως [tôn apo tês haireseôs] Gen. sing.
(3) Atos 24: 5
"Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos". - της αιρεσεως [tês haireseôs] Gen. sing.
(4) Atos 24: 14
"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas". - αιρεσιν [hairesin] Acus. sing.
(5) Atos 26: 5
"pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião". - την αιρεσιν [tên hairesin] Acus. sing.
(6) Atos 28: 22
"Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada". - της αιρεσεως ταυτης [tês haireseôs tautês] Gen. sing. Lit: "da seita esta".
(7) 1 Coríntios 11: 19
"Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.
(8) Gálatas 5: 20
"idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.
(9) 2 Pedro 2: 1
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". - αιρεσεις [haireseis] Acus. pl.
Fonte - Dicionário e Concordância Analítica do Grego do Novo Testamento
Falando sobre seitas.
Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Usualmente
conecta-se o termo à sua significação específica (stricto sensu) apenas
religiosa, com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário,
imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é
imperativo, pois nem sempre uma seita está no domínio religioso.
Porque a Obra em Restauração não é uma heresia.
Paulo já falava de um “outro evangelho” (Gálatas 1:6), um evangelho que pervertia o verdadeiro. E na atualidade muitos, infelizmente, estão sendo enganados.
Porque a Obra em Restauração não é uma heresia.
Paulo já falava de um “outro evangelho” (Gálatas 1:6), um evangelho que pervertia o verdadeiro. E na atualidade muitos, infelizmente, estão sendo enganados.
Heresia é
qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais da tradução bíblica.
Veja o que difere entre a maioria das religiões cristãs e as Igrejas em Obra de Restauração:
1 – Uso do véu pelas mulheres ao orar e profetiza, como ordenança (Véu como elemento de culto pessoal)
2 – Uso do ósculo santos como saudação, como ordenança, entre os santos ambos os sexos.
3 – Batismo em Rio como ordenança.
4 – Santa ceia com pães Ázimos (água e farinha de trigo) precedida pelo lava-pés.
5 - Vestes descentes como costume.
Veja o que difere entre a maioria das religiões cristãs e as Igrejas em Obra de Restauração:
1 – Uso do véu pelas mulheres ao orar e profetiza, como ordenança (Véu como elemento de culto pessoal)
2 – Uso do ósculo santos como saudação, como ordenança, entre os santos ambos os sexos.
3 – Batismo em Rio como ordenança.
4 – Santa ceia com pães Ázimos (água e farinha de trigo) precedida pelo lava-pés.
5 - Vestes descentes como costume.
Se o que seguimos é bíblico e era seguidos pelos apóstolos e pelo messias logo em nossa primeira fase de restauração alcançamos algumas coisas que foram perdidas por alguns que não praticam.
O que estamos fazendo é simplesmente, de posse do Verbo transitivo Restaurar = Reparar, recuperar, consertar, pôr em bom estado.
Um bom exemplo podemos ver na Profecia de Daniel 7:25.
”E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.”
“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:6-9)
A ênfase do escrito do Apostolo Paulo está sob o querer não estar na graça e ter a lei como guia para a salvação, mas que também pode ser aplicada em nosso caso.
AS IGREJAS EM OBRA DE RESTAURAÇÃO seguem os passos de Cristo e reconhece o que o apostolo Paulo disse na mesma carta que fala sobre o uso do véu.
1 Coríntios 14.37,38: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E se alguém ignorar, será ignorado”.
Se as
igrejas em Obra de Restauração seguem o que era seguido pelos primeiros
apóstolos e reconhece como mandamento o que o Apostolo Paulo escreve inspirado
pelo Espírito Santo como poderia ser intituladas como Heresia as Igrejas em
Obra de Restauração? Herege é o que se aproxima ou o que se afasta do original
canônico religioso em forma escrita e exegeticamente analisado por homens
capazes e capacitados nas áreas teológicas? Deixo ao leitor chegar à conclusão
mais obvia desde que a leitura seja feita como deve ser, extrair do texto a
verdade e não levar para o texto conceitos pré-concebidos por formadores de
opinião em discipulados antepostos a esta leitura.
A obra em
Restauração não se resume em uso do véu, osculo Santo, lava-pés entre outras
formas que já alcançamos, vai muito, além disso.
Tudo isso dito aqui são apenas sinais da Restauração que é interna e feita pelo Espírito Santo. A restauração não é externa como muitos pensam e sim um restaurar interior, comunhão, intimidade e abnegação.
Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Muitos estão bem intencionados, mas não fazem segundo a vontade de Elohim (Deus).
Tudo que fazemos, fazemos com firmeza de propósito, pois é bíblico.
Sabemos que Elohim (Deus) prefere a obediência do que o sacrifício e se não for como ele quer, se for segundo a nossa intenção acabaremos como Uza que tocou no que não podia tocar, mesmo tendo boa intenção.
Tudo isso dito aqui são apenas sinais da Restauração que é interna e feita pelo Espírito Santo. A restauração não é externa como muitos pensam e sim um restaurar interior, comunhão, intimidade e abnegação.
Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Muitos estão bem intencionados, mas não fazem segundo a vontade de Elohim (Deus).
Tudo que fazemos, fazemos com firmeza de propósito, pois é bíblico.
Sabemos que Elohim (Deus) prefere a obediência do que o sacrifício e se não for como ele quer, se for segundo a nossa intenção acabaremos como Uza que tocou no que não podia tocar, mesmo tendo boa intenção.
Por
Daniel Alves Pena
2 comentários:
Olá...
Vc só esqueceu de acrescentar um verso da última parte dos costumes da igreja de Coríntios. Para a visão dos seus costumes...
1 Coríntios: 11. 16.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus.
Exatamente Wesley eles não tinham costume de contende, pois como havia dito o apóstolo Paulo que quem fosse profeta ou espiritual reconhecesse que tudo aquilo era mandamento da parte do Senhor Jesus a sua Igreja.
Vc está certíssimo...
Por isso a Igreja de Deus não contendia eles obedeciam por prazer.
Paz do Senhor Jesus meu amado.
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